Home Vida Saudável Coronavírus: o que pode e o que não pode fazer durante a quarentena?

Coronavírus: o que pode e o que não pode fazer durante a quarentena?

O que fazer durante a quarentena? Veja o que é indicado e o que não é para o período

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Muitos lugares no Brasil estão há alguns dias em quarentena. As pessoas ficam em casa o dia todo e evitam ao máximo o contato com o exterior. A medida procura achatar a curva de crescimento do contágio do COVID-19 e evitar mortes pelo país.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nesse sentido, é normal que surjam algumas dúvidas. Para te ajudar, nós separamos dicas do que pode e do que não pode durante a quarentena. Confira!

O que é indicado

As autoridades de saúde, como os secretários e o próprio portal do Ministério, já informaram algumas práticas recomendadas para o período de pandemia. Veja algumas delas:

PUBLICIDADE

Ficar em casa

Manter o isolamento social é fundamental para conter o avanço do coronavírus. Ao evitar o contato com as pessoas, previne-se também que o contágio aconteça de maneira tão fácil assim. Entenda que o COVID-19 é muito resistente e se transmite pelo ar e pelas superfícies. Dessa maneira, ficar em casa é um ponto importante para diminuir a incidência da doença.

Exercitar-se

Fazer exercícios é fundamental para o sistema imunológico do corpo. Logo, você não precisa ficar parado durante a quarentena. A maioria dos especialistas diz que não é recomendado correr ao ar livre, porém, se escolher um local deserto, pode ser possível. Além disso, dentro de casa dá para fazer uma série de exercícios funcionais e benéficos para hipertrofia. Inclusive, alguns aplicativos gratuitos podem te ajudar nos movimentos.

Alimentar-se bem

Na esteira do coronavírus, surge uma série de informações falsas sobre alimentos que não combinam bem com o COVID-19. Fato é que não há grandes comprovações sobre uma relação direta entre alimentos e o vírus; nem para o mal, nem para o bem. Portanto, o ideal é investir em uma dieta saudável com gorduras boas, proteínas e carboidratos. Permita-se também, com moderação, comer o que você gosta. Isso ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse.

Encontrar um novo hobby

Muitos profissionais conseguem trabalhar durante a quarentena. Porém, se você não se enquadra nessa categoria, procure outras atividades. Ler livros, fazer cursos on-line ou aprender uma nova língua; tudo isso pode ajudar a passar o tempo. E até benéfico para a saúde encontrar ocupações e não passar o dia todo pensando nos problemas.

PUBLICIDADE

Ajudar as pessoas

Em uma época tão difícil, é fundamental que as pessoas procurem se ajudar. Dessa maneira, há uma série de coisas para fazer no dia a dia. Ofereça-se para buscar suprimentos a algum integrante do grupo de risco, por exemplo. Além disso, evite qualquer aglomeração e tente, se possível, deixar até de ver algum familiar se isso puder levar chances de contágio a ele. É complicado, mas todo cuidado é vital.

O que não é indicado

Abrir comércios

Muitas prefeituras autorizaram uma quarentena mais formal, impedindo serviços não-essenciais de funcionarem. Dessa maneira, o dono de uma loja de roupas não pode abrir a empresa, sob pena de pagar multa, por exemplo. A medida visa conter o número de pessoas nas ruas e diminuir a incidência do vírus.

Sair de casa

Sobre a circulação de pessoas, não há decretos oficiais que impeçam alguém de transitar nas ruas. Porém, a indicação da OMS é que as pessoas saiam o mínimo possível. É fundamental manter-se em casa e proteger-se durante qualquer contato com o exterior, limpando a casa e higienizando produtos comprados.

Criar aglomerações

Dar festas, fazer cerimônias e organizar reuniões; nada disso é indicado neste momento. O objetivo é evitar completamente qualquer aglomeração. Pense que uma pessoa infectada pode passar o vírus para todas as outras, e assim por diante. Portanto, passe longe de qualquer grupo e não incentive encontros entre os indivíduos.

PUBLICIDADE

Espalhar notícias falsas

Notícias falsas como tratamentos milagrosos e pronunciamentos que nunca existiram só contribuem para piorar todo o quadro social. Pense que você tem responsabilidade sobre a informação que compartilha. Por isso, cheque tudo com o mínimo de cuidado e procure não mandar palavras sem comprovação científica alguma para os outros.

LEIA MAIS

Jornalistas esportivos se unem e mandam recado sobre o coronavírus; assista