Home Futebol Qual time brasileiro é e qual não é campeão mundial?

Qual time brasileiro é e qual não é campeão mundial?

Enquanto alguns detém o selo FIFA em suas conquistas mundiais, outros lutam até hoje por reconhecimento

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Vários clubes brasileiros lutam para conseguiram um reconhecimento da FIFA por torneios passados, enquanto outros conseguiram em fases mais modernas e tem consigo uma taça especial como campeão mundial.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja abaixo os modelos de torneios mundiais de clubes e escolha quais clubes brasileiros são campeões na sua visão.

Mundial de Clubes da FIFA
Apenas três brasileiros tem o selo FIFA do título mundial em torneios organizados pela entidade máxima do futebol. O Corinthians, campeão em 2000 e 2012, o São Paulo, campeão em 2005, e o Internacional, que venceu o torneio mundial em 2006.

PUBLICIDADE

Dos três, apenas o Timão vê alguma resistência por parte dos torcedores na conquista de 2000, já que a equipe se classificou à competição como convidada, já que foi campeã brasileira de 1998, e não como campeão da Copa Libertadores, como tradicionalmente vão os clubes sul-americanos. O clube paulista, porém, chegou à conquista mundial em 2012, quando bateu o Chelsea na final da competição.

O São Paulo, que também tem títulos intercontinentais que serão comentados abaixo, tirou qualquer dúvida sobre seu título mundial em 2005, quando bateu o Liverpool na decisão. O Internacional, por sua vez, conquistou sua taça em 2006, um ano depois, ao bater o todo poderoso Barcelona.

Copa Intercontinental de Clubes
A FIFA passou a organizar o Mundial de Clubes oficialmente em 2000, parou por algum tempo e só retornou em 2005. Os torneios dessa categoria, porém, sempre existiram, mas eram patrocinados por uma marca automobilística ou por acordos entre as Federações.

Inicialmente as finais da Copa Intercontinental eram disputadas em sistemas de ida e volta, até que na década de 1980 tudo mudou, quando o Japão passou a sediar o torneio.

PUBLICIDADE

Alguns brasileiros levaram a taça e se consideram campeões mundiais. A FIFA sempre teve resistência à competição, mas reconheceu seu status mundial há poucos anos.

Os brasileiros campeões são o Santos (duas vezes, 1962 e 1963, sobre Benfica e Milan), Flamengo (1981, sobre o Liverpool), Grêmio (1983, sobre o Hamburgo), São Paulo, duas vezes, 1992 e 1993, sobre Milan e Barcelona).

Pré-torneios
Dois brasileiros, porém, lutam até hoje na FIFA para que duas conquistas antecedentes à organização da Copa Intercontinental sejam reconhecidas como Mundial. O Palmeiras, que conquistou a Copa Rio em 1951, e o Fluminense, que conquistou a mesma taça em 1952, já enviaram recursos à entidade para que sejam tratados como campeões do mundo.

O Palmeiras conseguiu provar que o torneio teve status de mundial, especialmente pelos recortes da época, ganhou felicitações da FIFA e foi saudado, mas seu nome não aparece no site da entidade como campeão do mundo. O Fluminense até hoje tenta levantar documentos que o coloquem no mesmo patamar.

PUBLICIDADE

Quais clubes brasileiros têm o Mundial em sua galeria?

Leia mais:
Ronaldinho e o irmão pagaram R$30 mil por passaportes falsos