Home Futebol Quatro anos sem Johan Cruyff: o legado do craque holandês no futebol

Quatro anos sem Johan Cruyff: o legado do craque holandês no futebol

Morte do ídolo do futebol holandês completa quatro anos nesta terça-feira (24)

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Em 24 de Março de 2016, nos deixava o lendário Johan Cruyff, em decorrência de um câncer no pulmão. Poucos jogadores encorporaram tão bem uma tática como Cruyff. Basta pensar quem mais da seleção de 1974 teve tanto destaque. E depois ainda foi de ter uma carreira respeitada como treinador, principalmente do Barcelona.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Holanda Relevante

Assim como Pelé, Garrincha, Euzébio e Puskas nas respectivas seleções, Cruyff foi quem embalou aquela seleção. Que verdade seja dita, era um coletivo jamais antes visto. Mas como em todo conjunto, sempre há um destaque. Sua flexibilidade e seu estilo de jogo encaixaram com o ritmo da Laranja Mecânica.

PUBLICIDADE

Liderança Tática

Cruyff era um treinador em campo. Um dos primeiros jogadores a compreender a equipe como um conjunto tático. E dentro de campo era comum Cruyff orientar o posicionamento dos companheiros dentro do esquema da equipe. E o que o ajudava a levar adiante essas orientações era sua capacidade de estar em todos os lugares.

Posicionamento

Cruyff foi um meia atacante, mas era muito comum vê-lo voltar para marcar ocupando espaços vazios, sendo um dos primeiros jogadores a tanto atacar quanto defender. Antes o comum era atacante atacar e defensor defender. Algo que o futebol total da Laranja Mecânica contribuiu mais para essa característica.

PUBLICIDADE

Formação de Craques

Como treinador, Cruyff tinha duas preocupações: a formação de craques e o “Futebol Espetáculo”. As duas coisas andavam lado a lado. Se no Ajax pareceu não conseguir executar bem seus planos, no Barcelona a coisa foi diferente. De 1988 até 1996, podemos pensar em craques que Cruyff influenciou, como Ronaldo, Stoichkov, Romário (inclusive disse que foi o melhor treinador que ele já teve, e lhe rendeu muitas histórias).

Futebol Espetáculo

Ainda no Barcelona, Cruyff treinou um jovem Josep Guardiola, que é bem menos lembrado como jogador (embora tenha uma carreira de relativo sucesso). Mas como treinador é um dos adeptos do “Futebol Espetáculo”. Basta lembrar das temporadas vitoriosas pelo Barcelona entre 2008 até 2012. Jorge Jesus também é abertamente influenciado pela filosofia de Cruyff. Em uma entrevista, o treinador português chegou a citar uma frase de Cruyff: “Entre ganhar um jogo por 5 a 4 ou 1 a 0, ganhe por 5 a 4 porque você vai ter proporcionado um espetáculo”.

PUBLICIDADE

Frases memoráveis

Cruyff era uma figura controversa, chegando a brigar várias vezes no Ajax e deixando de participar da Copa de 1978. Mas ao longo de sua carreira, ele nos rendeu frases memoráveis.

A Alemanha não ganhou a Copa do Mundo. Nós a perdemos

Futebol é um jogo de erros. Aquele que fizer o menor erro, vence

PUBLICIDADE

Futebol é simples, mas o mais difícil é jogar futebol simples

Por que você não pode vencer um clube mais rico? Eu nunca vi um saco de dinheiro fazer um gol”

Você joga futebol com a sua cabeça. Suas pernas estão lá apenas para ajudá-lo

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Barcelona inaugurará Estádio Johan Cruyff para o time feminino em agosto

PUBLICIDADE

Bernard Rajzman elogia adiamento dos Jogos Olímpicos 2020 por conta do coronavírus: “Decisão corretíssima, seria uma catástrofe”

Zagueiro do Liverpool lembra de Messi após eliminação em Anfield