Home Torcedoras Recordista com maior número de participações em Copas do Mundo, Formiga se prepara para sua 7ª Olimpíada

Recordista com maior número de participações em Copas do Mundo, Formiga se prepara para sua 7ª Olimpíada

Depois de se tornar a única atleta, entre homens e mulheres, de ter participado de 7 Copas, a jogadora pode quebrar seu próprio recorde nos Jogos Olímpicos

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.

Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, é uma futebolista sinônima de recordes. Duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã da Copa do Mundo de futebol feminino, e de quebra, é a única atleta com maior número de participações em edições de Copas do Mundo, com 7, e Jogos Olímpicos, com 6. E, ainda é recordista em número de jogos na Seleção, com 160.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No entanto, com 42 anos, ainda pode quebrar mais um recorde, desta vez seu próprio recorde em participações nos Jogos Olímpicos, pois caminha para sua sétima Olimpíada que será realizada em Tóquio.

PUBLICIDADE

Primeiros passos

Formiga possui no futebol, uma carreira bem sucedida; contudo, seu sucesso não foi logrado tão facilmente como parece ao olhar suas conquistas, a baiana teve que superar vários obstáculos para que pudesse alcançar uma carreira vitoriosa.

PUBLICIDADE

Menina única em uma família de 5 irmãos, Formiga perdeu seu pai quando ainda tinha oito meses e por muitas vezes apanhou de seus irmãos para que parasse de jogar bola, numa tentativa de prevalecer a lógica de que, os meninos brincavam de bola, e a menina, de boneca.

Todavia, a menina arrancava a cabeça da boneca para fazer dela uma bola improvisada e dar seus primeiros chutes aos sete anos, demonstrando sua grande paixão pelo futebol desde cedo.

Descoberta

Formiga, quando ainda era Miraildes, dava seus primeiros chutes e amostras de habilidades nas ruas de terra, em Lobato, na periferia de Salvador, e saía correndo para fugir das chineladas dos irmãos quando iam busca-la.

PUBLICIDADE

Foi em uma dessas peladas que Formiga foi descoberta por Dilma Mendes, que a viu jogando quando passava de carro e resolveu parar o automóvel para assisti-la.

“Eu resolvi parar para assistir. Ela descalça jogando no meio dos meninos, chutando a bola sem nenhum medo. O detalhe do chute, da finta… não era nem tanto a técnica, porque precisava aperfeiçoar isso, mas essa essência da coragem, da menina que estava buscando aquele espaço. Aquilo que a Formiga tinha era só dela, talento puro. Só precisava ser lapidada”, contou às Dibradoras Dilma Mendes.

Dilma estacionou seu carro e foi conversar com a menina que, na época, estava com 11 anos. Investindo em sua carreira de treinadora no futsal feminino na Bahia, Dilma quis levar Mira, como era conhecida até então, para o Euroexport Bahia.

A ideia de Dilma era levar Formiga para Sudeste e aperfeiçoar sua técnica, pois, na época, no Nordeste era muito difícil que a atleta conseguisse uma convocação para a Seleção.

PUBLICIDADE

No final das contas, todas as atletas do time de Dilma Mendes foram para São Paulo e fizeram história com o Saad nos anos 1990. Formiga foi para a seleção, jogou no São Paulo, no Palmeiras, no São José e hoje brilha no PSG.

Seleção

Em 1995, às vésperas da segunda edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o nome de Miraildes foi a grande surpresa na lista de convocadas, com apenas 16 anos e fisicamente muito franzina.

No entanto, a qualidade da jovem foi impressionando a todos e hoje ela soma 25 anos de Seleção, é a recordista – entre homens e mulheres – em números de jogos com a camisa verde-amarela, com 160, superando Cafu, com 149.

PUBLICIDADE

Por que Formiga?

“O apelido, não é muito difícil de decifrar de onde veio. Quem já viu Formiga jogar, entendeu na hora. Ela parece um flash em campo, se multiplica por todas as áreas dele e tem um fôlego que, ainda aos 42 anos, é de dar inveja. E claro, ‘Gol de Miraildes’ era algo muito difícil de se dizer, brinca Dilma Mendes, de acordo com Dibradoras.

“Ela jogava de tudo. E se botar no gol, joga também. Se faltasse atleta de alguma posição, podia botar Formiga. Ela corria tanto, fazia tanta loucura. Quando a gente pensava que ia ser gol, chega a Formiga pra tirar. Quando a lateral perdia a bola, quem estava na cobertura? Formiga. Quando era gol nosso, quem tirava a bola de dentro do gol pra recomeçar logo o jogo? Formiga. Então, era uma Formiga, porque ela estava em tudo quanto é lugar”, acrescenta Dilma.

Após disputar as Olímpiadas do Rio, em 2016, Formiga chegou a anunciar sua aposentadoria da Seleção, porém voltou atrás e retornou a vestir a camisa verde-amarela em 2017, e hoje sonha com sua 7ª Olimpíada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

CBF anuncia cortes de Érika e Geyse do Torneio da França

Atacante da seleção brasileira é eleita a melhor jogadora da Espanha

PUBLICIDADE

Brasileirão Feminino: São Paulo encerra invencibilidade do Corinthians; Santos e Ferroviária mantém 100%

 

PUBLICIDADE