Home Tênis Roland Garros descarta cancelamento do evento por conta do coronavírus

Roland Garros descarta cancelamento do evento por conta do coronavírus

Organização da competição afirmou estar estudando diferentes medidas para garantir a segurança de todos os envolvidos

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

Os organizadores de Roland Garros, segundo Grand Slam de tênis no ano, afirmaram nesta sexta-feira (06) que o evento será mantido, apesar do avanço do novo coronavírus pelo mundo. Em comunicado, a Federação Francesa de Tênis (FFT) apontou fatores favoráveis à realização da competição, e garantiu que está se preparando para evitar qualquer interferência da doença. O torneio, único Major disputado em saibro, será realizado no período de 24 de maio a 7 de junho.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Manutenção de Roland Garros

Com a elevação do número de casos do novo coronavírus, autoridades da França determinaram o cancelamento de eventos em espaços fechados envolvendo mais de 5 mil pessoas. A medida, porém, não afeta Roland Garros, que é disputado em quadras abertas.

PUBLICIDADE

Em nota veiculada pela Federação Francesa de Tênis, Jean-Francois Vilotte, diretor geral da entidade, explicou como ocorre a distribuição de público nas quadras.

“Estamos localizados em uma área de 13 hectares que permite que o fluxo dos espectadores seja organizado de uma forma bem diferente dos estádios de futebol”, disse.

PUBLICIDADE

O dirigente também falou sobre a situação da nova Quadra Philippe Chatrier, que agora conta com teto retrátil.

“Mesmo com o teto fechado, a ‘Philippe Chatrier’ é uma quadra aberta”, garantiu. “Ela é coberta, mas há espaços entre as arquibancadas e o teto, o que a torna um espaço não confinado”, completou.

Medidas estudadas

Em seu estudo, a organização do Grand Slam aponta duas principais medidas na tentativa de minimizar o risco de contágio. A primeira delas é a distribuição de kits de gel e máscaras nas dependências do evento. A segunda é o cancelamento de ingressos de pessoas que estejam em áreas afetadas.

Sucesso consolidado no circuito do tênis, Roland Garros espera elevada presença de público em 2020. Em 2019, o Aberto da França bateu recorde de público, com um total de 520 mil espectadores.

PUBLICIDADE

Casos de coronavírus na França e no mundo

Assim como em outras partes da Europa, a França também sofre com a epidemia de Covid-19. De acordo com o balanço mais recente, divulgado nesta sexta, o país soma 613 casos da doença, com nove mortes.

Em todo o mundo, o vírus já infectou mais de 102 mil pessoas, e ocasionou 3,5 mil óbitos.

Leia mais: Indian Wells proíbe boleiros de entregar toalhas aos tenistas

Fognini comenta sensação de jogar sem público por conta do coronavírus: “Condições estranhas”

PUBLICIDADE