Home Futebol Sandro Hiroshi, ex-São Paulo, foi o “responsável” pela Copa João Havelange; relembre o caso

Sandro Hiroshi, ex-São Paulo, foi o “responsável” pela Copa João Havelange; relembre o caso

Clube dos Treze realizou a Copa João Havelange por conta da CBF ter sido impedida de organizar o Campeonato Brasileiro em 2000

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Em 1999 Sandro Hiroshi se destacou no Campeonato Paulista atuando pelo Rio Branco. Suas atuações chamaram atenção do São Paulo, que o contratou para a disputa do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Mas sua transferência foi parar nos tribunais.  Os desdobramentos foram tantos que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi impedida de organizar o Brasileirão em 2000.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Identidade adulterada

Nascido em 19 de novembro de 1979, o ano de nascimento de Sandro Hiroshi foi alterado em sua identidade para 1980. O motivo foi dar condições para que ele pudesse jogar um campeonato da categoria dente de leite em 1994. O caso teria passado despercebido se o Tocantinópolis-TO não tivesse pedido um valor por conta da ida do atacante para o São Paulo. Esse pedido do clube de Tocantins fez com que viesse à tona que o jogador atuava com documentação falsificada.

Como Sandro Hiroshi “impediu” o Brasileirão de 2000?

Apesar do problema com a idade, o que prejudicou o São Paulo e posteriormente a própria CBF foi que o jogador atuou de forma irregular na goleada para o Botafogo (6 a 1) e empate com o Internacional (2 a 2). Por conta da pendência de um acerto entre Tocantinópolis e Rio Branco, a CBF considerou que o jogador estava com passe bloqueado. Isso impediria que ele pudesse se transferir ou atuar por outro clube até que situação fosse resolvida.

PUBLICIDADE

Sabendo disso, Botafogo e Internacional entraram com pedidos de anulação das suas partidas. A Comissão Disciplinar do TJD deu ganho de causa aos dois times. Com isso o Fogão ficou com os três pontos da partida enquanto o Colorado recebeu dois pontos. Para o time carioca os pontos significaram a permanência na Série A, rebaixando o Gama.

Outras ações foram tomadas pelos clubes envolvidos. Mas a que causou maior impacto foi pro parte do Gama.  O clube do Distrito Federal entrou na Justiça Comum contra a CBF. E isso fez com que entidade fosse impedida de organizar o Campeonato Brasileiro de 2000.

O Clube dos Treze organizou a Copa João Havelange em 2000, contando com todos os times que disputaram a Série A em 1999 além de Fluminense, América-MG e Bahia, que estavam na segunda divisão.

O que aconteceu com Sandro Hiroshi

Na época o atacante foi punido pelo STJD com uma suspensão de 180 dias. Na Justiça Comum ele precisou responder por crime de falsidade ideológica. Mas o São Paulo continuou pagando seus salários durante a suspensão e também dando apoio psicológico para Hiroshi.

PUBLICIDADE

Apesar de achar que sua carreira estava acabada, o atacante voltou a jogar pelo Tricolor, onde ficou até 2002, mas sem repetir as boas atuações. Depois o jogador passou por diversos clubes como Flamengo, Figueirense, Al-Jazira, Guarani, Santo André, Red Bull Brasil e Rio Branco, onde encerrou sua carreira em 2013.

LEIA MAIS

Lembra dele? Multicampeão pelo São Paulo, Souza é um dos principais destaques do Murici, líder do Campeonato Alagoano

Relembre todas as estreias de Honda, o “Beckham japonês” do Botafogo

Inter: D’Alessandro é contra jogos sem torcida e defende paralisação dos campeonatos

PUBLICIDADE