Home Futebol Série do YouTube abre caminho para transformar apresentador Fred em jogador de futsal

Série do YouTube abre caminho para transformar apresentador Fred em jogador de futsal

Fred sempre quis ser atleta e impressionou comissão técnica do Magnus Futsal por dedicação e desempenho em gravações de websérie

Pedro Cipriano
Colaborador do Torcedores.com e amante dos esportes.

Com uma nota oficial simples e posts espalhados por redes sociais, o Magnus Futsal, time profissional baseado em Sorocaba (SP), anunciou no dia 11 de fevereiro deste ano a contratação do jogador Fred. O protocolo pode até parecer trivial, mas aquele negócio não teve nada de ordinário. O Fred em questão, afinal, é um dos apresentadores do canal Desimpedidos, um dos fenômenos brasileiros na plataforma de vídeos YouTube, com 7,9 milhões de inscritos. E a relação da celebridade com o clube, que começou como um projeto de comunicação, tem chance concreta de caminhar para algo perene: o agora atleta já iniciou conversas com a equipe para se transformar efetivamente em profissional do esporte.

PUBLICIDADE

Fred é um apelido de Bruno Carneiro Nunes, jornalista formado na Unip (Universidade Paulista) em 2013, que passou anos trabalhando como produtor de conteúdo em diferentes veículos até participar e vencer um concurso do Desimpedidos para substituir o apresentador Felipe Andreoli, hoje no dominical “Esporte Espetacular” da TV Globo.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

O trabalho no Desimpedidos alavancou a popularidade de Fred na web a ponto de o apresentador ter atingido 4,8 milhões de seguidores na rede social Instagram e de ter sido listado pela revista “Forbes” como um dos “Under 30”, personalidades com menos de 30 anos que fazem diferença. A base do conteúdo sempre foi o esporte – o caso de maior sucesso foi uma entrevista com o português Cristiano Ronaldo, que na época era jogador do Real Madrid.

Em 2019, Magnus Futsal e a matriz global do YouTube desenharam um projeto de websérie envolvendo Fred. A ideia era incluir o apresentador no elenco do time, como se ele fosse um jogador, e documentar o material num formato de reality show. O período combinado, no início deste ano, abarcaria a pré-temporada e alguns amistosos da equipe e deve ser veiculado no segundo semestre.

O projeto intensificou uma parceria entre o Magnus e a NWB, dona do canal Desimpedidos. As marcas já haviam realizado conjuntamente o Super Clássico Desimpedidos e o Desafio do Fred, e a produtora ainda é responsável pelo canal de Falcão, ex-jogador e maior ídolo da história da equipe de Sorocaba.

No lado do Magnus, todas essas ações são voltadas à busca de um público consumidor mais jovem. “Faz parte da nossa estratégia de cada vez mais nos tornarmos um grande provedor de conteúdo do futsal mundial”, disse Fellipe Drommond, presidente do time, em nota oficial.

PUBLICIDADE

A parte surpreendente da história é que o desempenho de Fred em treinos e jogos abriu caminho para algo maior. O agora jogador, que ganhou esse apelido por atuar como atacante em uma pelada – alusão ao centroavante que defendeu o Cruzeiro em 2019 – chamou atenção da comissão técnica do Magnus.

A despeito do corpo esguio e de um passado como jogador não profissional, havia no Magnus um receio sobre a capacidade física de Fred. O apresentador respondeu com um desempenho acima da média em testes e se destacou também pelo nível de dedicação.

O nível de comprometimento de Fred chegou ao ponto de o jogador ter ficado abalado por ter tomado um drible em um treino. Além disso, ele abriu mão de qualquer luxo – come, dorme e faz todas as atividades com a mesma estrutura dos atletas “comuns”.

Quando foi questionado internamente sobre o nível de entrega ao projeto, Fred respondeu que ser jogador é verdadeiramente um sonho de vida. Essa afirmação abriu caminho para uma conversa sobre extensão de vínculo, o que já está em andamento.

PUBLICIDADE

Além da capacidade de comunicação com um público amplo e jovem, a diretoria do Magnus vê em Fred um enorme potencial para atrair investidores – um nível de protagonismo que o clube perdeu depois da aposentadoria de Falcão.

Para ele, a questão passou a ser muito mais de agenda. É possível que Fred e Magnus caminhem para um contrato modular, que libere o libere para as demandas de apresentador sem que ele precise abrir mão do cotidiano de treinos. Ainda não houve qualquer negociação financeira sobre a sequência do projeto.

LEIA MAIS:
CBF articula para transformar futsal brasileiro em departamento da entidade