Home Fitness Veja quais são os sintomas do coronavírus e onde fazer o teste

Veja quais são os sintomas do coronavírus e onde fazer o teste

Saiba quando procurar um infectologista ou um hospital para fazer o teste do coronavírus

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.
PUBLICIDADE

Mesmo com a grande repercussão do surto de coronavírus em todo o planeta, ainda há muitas pessoas com algumas dúvidas sobre a pandemia, como por exemplo: quando e onde procurar um especialista. Pensando nisso, o Torcedores explicará logo abaixo quais são os sintomas da enfermidade e quando o possível portador do vírus deve procurar a ajuda médica.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Sintomas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que os sintomas mais frequentes do vírus são: tosse, febre e dificuldade para respirar. O portal G1 apurou com alguns especialistas que os pacientes também podem apresentar dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta e diarreira. Também há estudos revelando que o Covid-19 pode ser apresentados por pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentaram sintomas.

Quando procurar um hospital?

Não é apresentando um ou outro sintoma que você deve procurar um infectologista imediatamente. Em um país da dimensão do Brasil, com certeza vai ocorrer do Sistema Único de Saúde (SUS) ficar sobrecarregado nas próximas semanas, principalmente quando a pandemia chegar ao ápice. O recomendado é repousar e esperar que os sintomas passem, como se fosse uma gripe comum.

PUBLICIDADE

Segundo a Folha de São Paulo, que entrevistou o infectologista Esper Kallás, professor da USP,  a hora certa de procurar um hospital é quando o paciente começa a demonstrar dificuldades na respiração. Por exemplo, quando a pessoa fica ofegante ao fazer atividades básicas do cotidiano, como andar poucos metros ou até parado em frente à televisão.

Onde realizar o teste?

Conforme mencionado anteriormente, apenas os casos mais graves devem receber o teste do coronavírus. O Ministério da Saúde está ofertando testes a esse grupo no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como outros centros particulares. É importante frisar que há mais de um tipo de teste, sendo que alguns podem sair em poucos minutos, enquanto outros demoram 15 dias.

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE