Home Futebol STF aprova lei que libera comércio de cerveja nos estádios

STF aprova lei que libera comércio de cerveja nos estádios

Os torcedores do estado do Paraná poderão consumir cervejas nos estádios assim que o futebol volte a ser disputado no Brasil

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Enquanto o futebol segue interrompido por conta do coronavírus, as principais novidades acontecem fora dos gramados. Nesta sexta-feira (27), o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a lei que permite a venda de cervejas nos estádios do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Através de votação virtual que foi iniciada na última sexta-feira (20) e terminou na noite de quinta (26) os ministros aprovaram por unanimidade (10 votos) a liberação de bebidas com baixo teor alcoólico.

Dessa forma o STF rejeitou a ação que foi apresentada pela Procuradoria Geral da República, que levava em conta o Estatuto do Torcedor. Pela lei federal, é proibida a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para a Assembleia Legislativa do Paraná, o Estatuto do Torcedor não tem nenhuma restrição expressa em relação ao comércio nas praças esportivas.

Liberação em outros estádios do Brasil?

A decisão do STF valida nesta sexta (27), se aplica apenas ao estado do Paraná. Anteriormente, no começo de março, foi aprovada a mesma lei para o estado do Mato Grosso.

Está em análise uma mesma ação, válida para o estado do Espírito Santo, que deverá ser deliberada em breve.

PUBLICIDADE

Dessa forma é bem provável que outros estados do Brasil entrem com pedido para conseguir a liberação das cervejas em seus estádios em breve.

PUBLICIDADE

Estados onde o consumo é liberado

Nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Goiás.

Vale lembrar que no estado de São Paulo um projeto de lei de Itamar Borges (MDB) chegou a ser aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em junho de 2019. Mas em julho do mesmo ano o governador João Dória (PSDB) vetou o mesmo, alegando “inconstitucionalidade do projeto”, mesma decisão seguida pelo governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB).

LEIA MAIS:

Brasileirão: Turner também rejeita mudança de formato do torneio, diz site

Landim destaca importância do Maracanã e rechaça estádio próprio para o Flamengo: “Vai custar caro”

PUBLICIDADE
Better Collective