Home Esportes Olímpicos Tocha olímpica é acesa na Grécia em evento sem público

Tocha olímpica é acesa na Grécia em evento sem público

A tocha olímpica foi acesa na manhã desta quinta-feira (12) na Grécia. Porém, a cerimônia estava quase vazia por conta do surto de coronavírus (COVID-19). Aliás, o país registrou a primeira morte pela doença hoje. Tendo início o revezamento, a tocha seguirá seu caminho até chegar ao Japão. A abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerá no dia 24 de julho.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (12)

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Tradição em meio aos Jogos, a cerimônia acabou sendo realizada com poucas pessoas. Em frente ao templo de Hera na Olímpia Antiga, uma atriz grega assumiu o papel de uma sacerdotisa pagã. Xanthi Georgiou usou um espelho côncavo, que refletiu os raios do sol na direção de uma tocha de prata. Sendo assim, gerou o fogo.

Logo em seguida, a artista transferiu a Chama Olímpica para sua compatriota, a medalhista de ouro nos Jogos do Rio 2016, a atiradora Anna Korakaki. Ela foi a responsável por dar o pontapé inicial do revezamento. Depois, a japonesa Mizuki Noguchi ostentou a tocha. Noguchi venceu a maratona olímpica em 2004, na Grécia, mais precisamente em Atenas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A tocha olímpica permanecerá em solo grego nos próximos sete dias. Após esse período, a chama será entregue aos organizadores japoneses dos Jogos de Tóquio. Os mandatários levarão o tradicional objeto para o Japão. Por lá, o revezamento começará ainda esse mês, no dia 26 de março.

A ausência do público

Vale ressaltar que essa foi a primeira vez em 36 anos que a cerimônia aconteceu sem a presença do público. A última havia acontecido em 1984. Naquela oportunidade, a organização grega protestara fortemente com o intuito de atingir o COI – Comitê Olímpico Internacional. O motivo? As ações das políticas de marketing para os Jogos de Los Angeles.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Funcionários de transmissões dos Jogos Olímpicos pedem para trabalhar de casa por medo do coronavírus

PUBLICIDADE

Roma é proibida de pousar avião e não vai jogar contra o Sevilla pela Liga Europa

PUBLICIDADE
Better Collective