Home Esportes Olímpicos Relembre as vezes em que os Jogos Olímpicos foram cancelados; Tóquio 2020 é o primeiro da história a ser adiado

Relembre as vezes em que os Jogos Olímpicos foram cancelados; Tóquio 2020 é o primeiro da história a ser adiado

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio 2020 foi algo inédito, porém, algumas edições dos Jogos foram canceladas no século passado

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Pela primeira vez na história, uma edição das Olimpíadas foi adiada. Na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se reuniu por teleconferência com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Após isso, foi anunciado oficialmente o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, por conta da pandemia de coronavírus, para 2021.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Na Era Moderna dos Jogos Olímpicos (desde 1896), não é pioneiro o fato de o evento não ser realizado no ano previsto. Porém, as outras edições que não ocorreram foram definitivamente canceladas, e pelos mesmos motivos: as duas grandes guerras mundiais.

Em 1916, os Jogos seriam realizados em Berlim. Mas, dois anos antes, a Primeira Guerra Mundial teve início após a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, e o evento não ocorreu. A guerra durou de meados de 1914 até pouco antes do final de 1918. Já Berlim conseguiu sediar as Olimpíadas em 1936.

Segunda Guerra cancela duas edições

Ironicamente, Tóquio, que teve sua edição dos Jogos adiada em 2020, foi protagonista do segundo cancelamento. A capital japonesa seria sede das Olimpíadas em 1940. Porém, em conflito com a China – a Segunda Guerra Sino-Japonesa –, iniciado em 1937, o Japão viu o Comitê Olímpico Internacional transferir o evento para Helsinque, na Finlândia, em 1939.

PUBLICIDADE

Mas, com o início da Segunda Guerra Mundial, foi determinado que os Jogos fossem cancelados. Posteriormente, o COI estabeleceu que o evento de 1944, previsto para ocorrer em Londres, também não seria realizado. A guerra durou até 1945, e a capital inglesa pôde receber as Olimpíadas em 1948 – e, mais recente, em 2012. Já no Japão, o evento foi realizado em 1964.

Agora, passados 76 anos da última vez em que os Jogos Olímpicos não foram disputados, um novo fato acontece. Desta vez, no entanto, por outro motivo. A pandemia de coronavírus que assola todo o planeta atacou, como previsto, a realização do maior evento esportivo mundial.

LEIA TAMBÉM
Bernard Rajzman elogia adiamento dos Jogos Olímpicos 2020: “Decisão corretíssima, seria uma catástrofe”