Home Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio será adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus

Olimpíada de Tóquio será adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus

Primeiro ministro japonês e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniram por teleconferência nesta terça-feira e tomaram a decisão de adiar os Jogos

Rodrigo de Azevedo
Paulistano. Formado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente mora em Salvador.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio serão adiados para 2021. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (24) após o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se reunirem por teleconferência e entrarem em acordo. O comunicado foi publicado no site oficial da entidade.

PUBLICIDADE

É a primeira vez na história que o evento é adiado. Em outros momentos, a Olimpíada foi cancelada por conta das duas Guerras Mundiais (1916, 1940 e 1944). Em 1940, por coincidência, Tóquio seria a sede.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Abe argumentou que o adiamento dos Jogos estava cada vez mais inevitável caso a disputa não pudesse ser realizada de maneira completa por conta da epidemia de coronavírus.

PUBLICIDADE

Na reunião, foi levado em conta os riscos que os atletas, o público e todos os envolvidos estariam expostos devido ao surto de COVID-19, doença gerada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

No último final de semana, o COI havia determinado que a decisão seria tomada em um prazo de até quatro semanas. Mas o primeiro ministro do Japão manteve conversas por telefone com Thomas Bach no intuito de resolver a situação o mais breve possível.

Vale destacar também que, nos últimos dias, o COI também teve de lidar com a pressão externa de federações e atletas, que começaram a se manifestar contra a realização da Olimpíada em 2020. O Canadá, por exemplo, disse que não levaria a delegação caso a competição se mantivesse para este ano.

Em uma publicação no Twitter o oficial, foi divulgada a mensagem: “Para proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos nos Jogos de Tóquio 2020. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 agora serão realizados no verão de 2021”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Situação pelo mundo

Desde de que o surto de coronavírus se espalhou pelo mundo, uma série de eventos esportivos foram cancelados ou adiados, como a Copa América e a Eurocopa, também remarcadas para 2021.

Cerca de 390 mil pessoas no mundo já foram diagnosticadas com a Covid-19, doença gerada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

No Japão, país sede do evento, houve 1128 casos confirmados e 42 mortes até a publicação desta reportagem. Apesar do baixo número de casos em relação a países como China (81 mil), Itália (64 mil), EUA (46 mil) e Espanha (40 mil), manter a realização dos Jogos em 2020 iria reunir milhões de pessoas de todas as partes do mundo em uma única cidade e, assim, correr o risco da doença continuar se disseminando.

LEIA MAIS
Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações
Canadá anuncia que não vai enviar atletas às Olimpíadas devido ao Coronavírus

Como atriz da Globo largou a vida sedentária por papel de ginasta em novela

PUBLICIDADE