Home Futebol Um clássico camisa 10: candidato a craque, Benítez supera jogadores que atuaram pelo Vasco nesta década

Um clássico camisa 10: candidato a craque, Benítez supera jogadores que atuaram pelo Vasco nesta década

Martín Benítez é a principal contratação do clube em 2020

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A camisa 10 do Vasco, lendária graças aos ídolos Roberto Dinamite e Edmundo, passou por várias mãos após a saída de Diego Souza do clube, em 2012. Pedro Ken, Douglas, Marcinho, Dagoberto, Nenê e Bruno César, tiveram nesse ínterim, o privilégio de usar o número durante o período que atuaram pelo time de São Januário. Porém, nenhum deles conseguiu escrever uma história marcante com a camisa cruzmaltina. Dessa forma, o argentino Martín Benítez, contratado na última semana por empréstimo junto ao Independiente, chegou com a missão de fazer jus ao significado de craque da Colina Histórica.

PUBLICIDADE

A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Seu retrospecto pelo Independiente já o deixa credenciado para ostentar o número superando o desempenho dos jogadores que vestiram a camisa 10 do Vasco nesta década. Pelo clube argentino, Benítez disputou 198 partidas e marcou 29 gols. Nesse período, ele foi um dos craques do time nas conquistas da Copa Sul-Americana (2017) e Taça Suruga Bank (2018). Apesar de ter disputado poucos jogos na última temporada, o gringo deu nove assistências para finalizações de seus companheiros. Seus números em relação a Brian Romero, só para exemplificar, são superiores o que confirma que o meia foi importante para o Rey de Copas.

De acordo com o site “oGol”, especialista em estatísticas do futebol, em termos de aproveitamento de pontos, Benítez, que teve 58,1% pelo Independiente, só perde para Diego Souza, que acumulou 58,9% pelo Vasco. Além disso, supera Nenê, que tem 54,3%, e Douglas, com 57,2%, em 2014. Confira o levantamento feito pelo Torcedores.com sobre o desempenho dos últimos camisas 10 do Gigante da Colina nesta década.

PUBLICIDADE

2009: Jéferson | 51,80% de aproveitamento

Foi o camisa 10 do Vasco na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009. Contratado após se destacar pelo Santo André, Jéferson disputou 50 jogos e marcou oito gols. Após rodar por diversos times, ele teve outras duas passagens pelo clube em 2011 e 2015. Porém, não deixou saudade no torcedor vascaíno.

2010: Zé Roberto | 44,40% de aproveitamento

Após conquistar o Campeonato Brasileiro pelo rival Flamengo, em 2009, Zé Roberto foi contratado com status de craque pelo Vasco. Contratado por empréstimo junto ao Schalke 04, da Alemanha, o jogador ficou apenas uma temporada no clube. Nesse ínterim, o meia disputou apenas 24 jogos e fez cinco gols. Ele, inclusive, uma série de lesões musculares e posteriormente deixou São Januário.

2011/2012: Diego Souza | 58,90% de aproveitamento

Diego Souza foi o maior camisa 10 que o Vasco teve após a aposentadoria de Edmundo. Ele foi destaque do time na conquista da Copa do Brasil de 2011. Nesse ínterim, alcançou o status de ídolo vascaíno. Deiego Souza saiu após a Copa Libertadores da América de 2012. O joagdor, inclusive, ficou marcado por perder gol em contra-ataque cara a cara com Cássio, no Pacaembu, contra o Corinthians.

2013: Pedro Ken | 47,40% de aproveitamento

Herdou a camisa 10 após ceder o número 8 para Juninho Pernambucano que foi a maior contratação do Vasco em 2013. Apesar de ter se destacado no Vitória (BA) por causa das assistências e gols importantes, Pedro Ken não conseguiu repetir as boas atuações do passado com a camisa cruzmaltina. Pelo clube, disputou 87 partidas e marcou oito gols. Foi um dos símbolos do fracasso do Vasco na temporada de 2013. Afinal, a péssima campanha no Campeonato Brasileiro levou o clube pela segunda vez para a segunda divisão.

PUBLICIDADE

2014: Douglas | 57,20% de aproveitamento

Foi contratado pelo Vasco após ter conquistado a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes pelo Corinthians, em 2012. Foi o camisa 10 do clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. Naquela temporada, foi o artilheiro cruzmaltino com 14 gols. Douglas foi peça importante no acesso do Vasco. Porém, não conseguiu ajudar o time a conquistar o título da segunda divisão.

2015: Marcinho e Dagoberto | 18,40% aproveitamento

Marcinho e Dagoberto foram as principais contratações do Vasco na temporada de 2015. O ex-jogador do Flamengo foi muito criticado durante sua passagem por São Januário devido ao excesso de peso. Perdeu a condição de titular ainda no Campeonato Carioca e posteriormente foi dispensado. Já Dagoberto, acumulou uma série de lesões musculares. Ele chegou a pedir afastamento e ficou sem receber salários até se recuperar. Teve o contrato rescindido porque não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos. Juntos, os jogadores tiveram aproveitamento inferior a 20%.

2015/2018: Nenê | 54,30% aproveitamento

Ex-jogador de Paris Saint-Germain, West Ham United, Santos e São Paulo, Nenê foi contratado por Eurico Miranda para reforçar o Vasco no Campeonato Brasileiro de 2015. Apesar das boas atuações, ele não conseguiu evitar o terceiro rebaixamento do clube de São Januário. Em três temporadas, o meia disputou 129 jogos e marcou 42 gols. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Carioca de 2016.

2019: Bruno César | 28,10% aproveitamento

Bruno César chegou ao Vasco após boa passagem pelo futebol português onde defendeu o Benfica, Sporting e Estoril. O jogador teve boas atuações nas primeiras partidas do clube de 2019. Porém, ele perdeu a condição de titular durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Criticado pela forma física, o meia terminou a última temporada no banco de reservas. Atualmente, encontra-se treinando em separado do elenco enquanto o clube não define seu futuro. Pelo Vasco, ele soma 30 jogos e quatro gols.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: