Home Futebol Há 17 meses sem jogar, Breno ainda é uma incógnita no Vasco

Há 17 meses sem jogar, Breno ainda é uma incógnita no Vasco

Breno tem contrato até o fim do ano com o clube

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Quanto ele volta? Só o Vasco sabe. O zagueiro Breno está sem jogar desde 8 de setembro de 2018. Na ocasião, ele sofreu estiramento no ligamento colateral lateral do joelho esquerdo, numa partida contra a LDU, pela Copa Sul-Americana. Por isso, o experiente jogador ainda não tem previsão de retorno aos gramados. O atleta de 30 anos tem contrato com o Gigante da Colina até o fim desta temporada e ainda é uma incógnita no clube. Ele chegou a São Januário em maio de 2017, mas vem acumulando uma série de lesões desde então. Por isso, tem apenas 33 partidas e um gol marcado.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Contratado para a ser a referência do sistema defensivo do Vasco, Breno está longe de ser o jogador que se esperava. Ele chegou a ter alguns bons momentos no cruzmaltino, mas não conseguiu dar sequência por causa das lesões que sofreu nesse ínterim. O Torcedores.com apurou que o jogador será inscrito no Campeonato Carioca e há esperança que ele possa, finalmente, voltar ao time ainda nesta competição. O atleta já está participando de atividades com bola no Centro de Treinamentos do Almirante e, há algumas semanas vinha fazendo reforço muscular e trabalhos de condicionamento físico.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Breno foi contratado sem custos pelo Vasco e tem um dos maiores salários do elenco. Porém, não tem vencimentos astronômicos para os padrões dos grandes clubes do futebol brasileiro. Ele recebe R$ 200 mil por mês. No entanto, de qualquer maneira, é uma quantia considerável sendo investida num jogador que dá pouco retorno ao clube em campo. O zagueiro está passando por esse sofrimento porque quer demais a recuperação. Mas em função da lesão ligamentar ele não consegue avançar. O atleta é perfeccionista, gosta de ter muitas certezas e vem trabalhando para que a volta aos gramados seja leve, para que a cabeça ajude.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Com o apoio da diretoria, do departamento médicos e do grupo não se poupou em nas sessões integrais de fisioterapia e treinos físicos, mas Breno depende da recuperação total para realizar o sonho de voltar a jogar pelo Vasco.

“Breno está bem. É um amigo pessoal e torço muito por ele. Tenho certeza que dará a volta por cima. Nos identificamos muito um com o outro. No auge da carreira, nós dois tivemos problemas, poderíamos ter tido uma carreira diferente. O importante é que estamos no Vasco, uma grande equipe, e vamos juntos dar a volta por cima”, destacou Leandro Castán.

Breno tem o futuro ameaçado no Vasco. A diretoria cogita internamente a rescisão do contrato do zagueiro. Porém, há um consenso entre os integrantes da comissão técnica de que o jogador poderá ser útil na sequência da temporada de 2020. Afinal, o clube não dispõe de dinheiro em caixa para realizar grandes contratações para o sistema defensivo. Por isso, a recuperação dele é encarada como um grande reforço para o técnico Abel Braga que conta com Leandro Castán, Ricardo Graça e Werley como opções para a zaga.

Relembre os problemas enfrentados por Breno ao longo da carreira

Breno foi submetido a quatro cirurgias no joelho esquerdo entre 2008 e 2019. De acordo com o site “Transfermarkt”, especialista em mercado do futebol, o zagueiro totaliza 950 dias fora dos gramados somando o tempo que precisou para se recuperar das graves lesões. E o Torcedores.com fez o levantamento das lesões que o jogador sofreu nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Novembro de 2017: Breno sofreu lesão no menisco do joelho esquerdo na partida contra o Vitória-BA pelo Campeonato Brasileiro. A cirurgia foi realizada pelo médico Renê Abdalla.

Fevereiro de 2018: Breno voltou a sentir dores no joelho esquerdo. Logo depois, o zagueiro foi novamente operado por Renê Abdalla após o departamento médico do Vasco detectar um problema no menisco do atleta. Com isso, ele teve de ser submetido a uma nova artroscopia.

Agosto de 2018: Breno sofreu entorse no joelho esquerdo. O problema ocasionou em uma lesão no menisco medial. Logo, o jogador teve de ser submetido a uma segunda artroscopia. O procedimento foi realizado por Marcos Teixeira, a época diretor médico do Vasco.

Outubro de 2018: Após se recuperar da segunda artroscopia, Breno chegou a ser liberado pelo departamento médico para iniciar a transição para treinar no campo. Porém, o estiramento piorou e o jogador teve de passar por um novo procedimento. Com isso, o zagueiro foi operado para reconstruir o ligamento colateral lateral do joelho esquerdo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: