Home Futebol Conheça Youssoufa Moukoko, promessa do Borussia Dortmund de 15 anos que pode ser promovido ao time principal

Conheça Youssoufa Moukoko, promessa do Borussia Dortmund de 15 anos que pode ser promovido ao time principal

Borussia pretende utilizar o jovem Youssoufa Moukoko entre os profissionais nos próximos meses

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

O Borussia Dortmund pode promover outra jovem promessa na próxima temporada ou quando os campeonatos da Europa voltarem ao funcionamento normal. Trata-se do camaronês Youssoufa Moukoko, de apenas 15 anos de idade, destaque das categorias de base nos últimos três anos. Ele seria colocado como um substituto imediato de Erling Haaland, um dos maiores goleadores do continente.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mesmo com a baixa idade, o jovem africano atua duas categorias acima do considerado ideal para a formação, integrando a equipe sub-19. Inclusive é o artilheiro da Muralha Amarela na Youth Champions League, ao lado do já promovido Giovanni Reyna, ambos com quatro gols marcados.  Lembrando que o Borussia tem uma grande tradição em revelar talentos.

Mas não é apenas o clube alemão que aposta na promessa, sendo que a Nike se adiantou e assinou um contrato de 10 milhões de euros, quando o atacante tinha 14 anos. Moukoko recebeu aproximadamente um milhão de euros adiantados, se tornando um dos mais ricos de sua idade.

PUBLICIDADE

Desde que se apresentou ao Borussia Dortmund, o jogador fez 63 participações e atingiu a incrível marca de 94 gols, uma média de 1,49 gols por partida. Algo comparado com o a sensação Haaland, que marcou 40 gols em 33 partidas no profissional – contabilizando a passagem pelo Red Bull Salzburg.

A boa desenvoltura nas categorias de base levantou dúvidas sobre o camaronês. Alguns membros do próprio Borussia não acreditavam que ele teria aquela idade, levantando a possibilidade dele ter falsificado a identidade, se tornando o popular “Gato” dentro do futebol.

Cabe ressaltar que ele não poderia ser promovido ao profissional neste momento mesmo se os campeonatos tivessem em andamento. Isso porque seu passe de estrangeiro não permite atuar profissionalmente com menos de 18 anos. E, nesse caso, seria necessário uma convocação para as categorias inferiores da Seleção Alemã. O técnico do Sub-19 do Borussia, Lucien Frave, falou sobre o projeto para promove-lo ao elenco principal.

“Temos um plano com ele, mas não sei dizer exatamente quando ele se juntará a nós. Talvez em março, mas ainda temos que esperar algumas coisas”, destacou o comandante ao site Daily Mail.

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE