Home Extracampo 5 vezes que Bolsonaro fez analogias com futebol para justificar ações do governo

5 vezes que Bolsonaro fez analogias com futebol para justificar ações do governo

O presidente Jair Bolsonaro é assumidamente um entusiasta do futebol

Vitor Cavalcanti
Colaborador do Torcedores.com.

Durante pronunciamento para falar da saída de Mandetta do cargo de ministro da Saúde, Jair Bolsonaro mais uma vez fez uma comparação com o futebol para explicar sua decisão.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJzQXFRamFMQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“Nosso ministério é um time. Em um time, de vez em quando, alguns jogadores são substituídos. Por vezes, por cansaço”, disse.

PUBLICIDADE

“Por vezes, a gente precisa modificar o placar. Não há demérito para ninguém neste momento. E todos torcem por um time chamado Brasil”, completou.

Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro usou metáforas com o futebol para explicar ações do seu governo ou defender aliados.

Relembre 5 vezes em que Bolsonaro usou o futebol como comparação ao seu governo

Flávio x Neymar

No dia 20 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro comparou Flávio Bolsonaro, seu filho, a Neymar ao comparar os ganhos do senador com relação ao seu sócio.

PUBLICIDADE

“Acusaram ele de estar ganhando mais na casa de chocolate. O que acontece: quem leva mais cliente para lá, ele leva um montão de gente importante, ganha mais. É mesma coisa chegar para o, deixa eu ver, o Neymar e [perguntar] ‘por que está ganhando mais do que outros jogadores?’. Porque ele é o mais importante. Não é comunismo”, afirmou o presidente.

No caso, o Ministério Público do Rio de Janeiro investiga suposa lavagem de dinheiro de Flávio Bolsonaro em sua franquia de chocolates da  Kopenhagen em um shopping da Zona Oeste do Rio.

Estádios x isolamento social

Mais recente, no dia 15 de março, o presidente Jair Bolsonaro se apoiou no futebol para defender seu posicionamento a favor das manifestações pró-Governo que ocorreram no mesmo dia.

PUBLICIDADE

“O povo resolveu ir às ruas, e eu resolvi ver o que estava acontecendo. Passei de carro, não parei, e depois fui para a presidência. Agora, sabemos que as pessoas correm um risco seríssimo desse vírus deflagrar de forma grave em nosso país. Mas é uma realidade. O metrô está cheio, os ônibus estão cheios, o estádio de futebol… O Carnaval foi uma coisa inacreditável”, justificou em entrevista à CNN.

O presidente foi além e novamente usou o futebol para criticar o isolamento social e pedir a volta do povo às ruas.

“Proibir jogos de futebol pelo Brasil por conta do coronavírus é histerismo. Deveriam vender um percentual de ingressos pelo menos”, finalizou.

Virada do Flu x Governo

PUBLICIDADE

No dia 13 de maio de 2019, Jair Bolsonaro fez uma comparação curiosa ao falar sobre os seus primeiros meses de governo. O presidente comparou com a virada do Fluminense para cima do Grêmio na 3ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.

“Não é fácil, não. Zebras acontecem. Você pode ter o time lá embaixo, quem diria o Fluminense, depois de estar perdendo por 3 a 0, fosse para cima do Grêmio? Teve muito gremista que no intervalo foi tomar o seu refrigerante, sua cerveja, e não viu mais o jogo, quando começou aquela avalanche de gols do Fluminense”, afirmou Bolsonaro.

Na ocasião, o Fluminense acabou vencendo a partida por 5 x 4.

Governo x Imprensa

PUBLICIDADE

Os contantes ataques de Jair Bolsonaro à imprensa também não passou batido em suas comparações com o futebol. No dia 21 de dezembro de 2019, o presidente afirmou:

“É igual futebol: ali na frente, de vez em quando, você manda seu colega para a ponta da praia (base da Marinha que teria sido usada como local de tortura na ditadura militar). Depois vai tomar uma tubaína com ele”, disse.

Relação com Moro

No dia 9 de agosto de 2019, a imprensa apontava um certo desgates entre Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro. Naquele dia, o presidente usou uma comparação com o futebol para explicar sua relação com o ex-juíz.

PUBLICIDADE

“Em grande parte, eu me aconselho com ele [Moro]. Eu sou técnico de um time de futebol, ele é um jogador. Então jogador conversa comigo, dá sugestão”, disse Bolsonaro, ao explicar que consulta Moro e outros ministros para  escolha do novo procurador-geral da República à época

LEIA MAIS

Saiba onde estão os jogadores do Corinthians Campeão Brasileiro de 2011

Apenas 5 países seguem com o futebol durante pandemia do coronavírus; saiba quais

PUBLICIDADE

Corinthians vai realizar lives com ídolos para arrecadar alimentos

Cássio e Felipe Melo se unem em vídeo em apoio ao isolamento social e a OMS