Home Futebol Apenas 5 países seguem com o futebol durante pandemia do coronavírus; saiba quais

Apenas 5 países seguem com o futebol durante pandemia do coronavírus; saiba quais

Apesar das recomendações sanitárias por conta do coronavírus, alguns países seguem com suas ligas de futebol a todo vapor

Vitor Cavalcanti
Colaborador do Torcedores.com.

As ligas de futebol do Tajiquistão, Taiwan, Turquemenistão, Bielorússia e Nicarágua são as únicas cinco de todo o mundo que continuam em atividade ou voltarão nos próximos dias durante a pandemia de coronavírus que assola o planeta.

PUBLICIDADE

A liga de futebol da Bielorússia é o exemplo mais destacado de competição que continuou mesmo com as inúmeras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Fifa. Das 54 Ligas que compõem a UEFA, o campenato bielorusso foi o único que continuou durante a pandemia. E mais: continua a realizar jogos com público – apesar do número baixo de torcedores. Segundo informações do jornal Marca, a venda de direitos de transmissão do torneio em 2020 é recorde.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJQRHg4R3puaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

O campeonato de futebol da Nicarágua, país mais pobre da América Central, é outro que também não foi paralisado. Porém, diferente da Bielorússia, a competição vem sendo realizada com portões fechados. O país vem tratando a pandemia de coronavírus de maneira totalmente contrária as recomendado pelas autoridades sanitárias do mundo. O governo não fechou as fronteiras, tampouco tomou medidas de precaução no combate ao vírus. Pelo contrário, chegou a insuflar a população a participar de “marchas” nas ruas.

Tajiquistão

A liga de futebol do Tajiquistão, depois de uma breve pausa, retornou no primeiro final de semana de abril de portões fechados. Sem nenhum caso registrado da Covid-19, foi dedicido que a temporada teria início no último dia 4 com a disputa da Super Copa.

Taiwan

O país do Leste Asiático, proximo da China, epicentro de onde começou o novo coronavírus e se espalhou pelo mundo, iniciou sua temporada no último fim de semana sem público. Apesar da proximidade, foram apenas três mortes na ilha asiática. A competição de futebol está sendo transmitida pelo canal oficial da Federação de Futebol do Taiwan pela primeira vez na história.

Turquemenistão

No Turquemenistão, ninguém ao certo sabe dizer o impacto da Covid-19 no país. O ditador Kurbanguly Berdymukhamedov proibiu que a imprensa cite o nome “coronavírus”. Os “números oficiais” informam um total de zero mortes e infectados.  O campeonato nacional do país parou por três semanas, mas o retorno está marcado para o próximo fim de semana.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Após contrair coronavírus, ex-atacante do Corinthians atualiza seu estado e afirma: “É preciso pensar na saúde de todos”