Home Futebol 5 Jogadores culpados pela eliminação do Brasil em Copas do Mundo

5 Jogadores culpados pela eliminação do Brasil em Copas do Mundo

Roberto Carlos, Zico e mais três jogadores foram taxados como culpados pela eliminação do Brasil em Copas do Mundo

Por Rafael Pimenta em 10/04/2020 11:24 - Atualizado há 4 anos

Reprodução/Getty Images

A seleção brasileira é a maior campeã do mundo, conquistando o torneio em 5 oportunidades diferentes. Além disso, é a única seleção que participou de todas as Copas do Mundo já disputadas.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram.

A competição de seleções é disputada desde 1930, sendo realizada de 4 em 4 anos. Independente da situação, o Brasil sempre entra como um forte candidato ao título. Além disso, o Brasil sempre foi representado por grandes craques, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar e vários outros.

No entanto, não é só de glórias que vive o futebol brasileiro. A seleção coleciona alguns fracassos e vilões. Seleções que eram francas favoritas, como a de 1982, perderam por causa de erros individuais. Outras perderam pois o craque adversário estava muito inspirado, como Zidane em 1998.

Nas linhas abaixo, selecionamos os jogadores que foram considerados culpados pela eliminação da seleção canarinha em Copas do Mundo.

Barbosa – 1950

O Brasil ainda não tinha conquistado o seu primeiro título mundial, mas tinha tudo pra conquistar naquele ano. Além de ter uma seleção com muita qualidade, a competição foi realizada no Brasil.

A seleção correspondeu as expectativas e chegou até a final contra o Uruguai. Para ser campeão, o Brasil precisava apenas de um empate. Para a felicidade da torcida, a seleção brasileira abriu o placar, mas cedeu o empate. O resultado ainda era o suficiente para a seleção canarinha, mas o goleiro Barbosa tomou um gol em um lance relativamente fácil.

A culpa da eliminação caiu toda sobre as costas do goleiro. O lance marcou sua carreira e até hoje ele é conhecido como o “homem que fez o Brasil chorar”, mesmo tendo feito uma carreira fantástica pelo Vasco da Gama.

Toninho Cerezo – 1982

Em 1982, o Brasil já tinha 3 títulos mundias na bagagem quando chegou na Espanha para disputar a Copa do Mundo. A seleção canarinha era favorita, já que apresentava o melhor futebol disparado. No entanto, o Brasil parou contra o disciplinado time italiano de Paolo Rossi. A atuação de Rossi foi espetacular, fazendo os 3 gols da Itália, mas para os brasileiros, o maior culpado pela derrota foi Toninho Cerezo.

Em um momento da partida, Toninho tentou sair jogando, mas um erro de passe terminou no segundo gol da Itália. Depois, o Brasil tomou outro gol, que ocasionou sua desclassificação do torneio.

Vale lembrar que, para muitos, a seleção de 1982 era tão boa quanto a de 1970.

Zico – 1986

Zico é um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, mas carrega a culpa da eliminação de 1986. A seleção de 86 não era tão forte quanto a copa anterior, mas mesmo assim era respeitada.

Nas quartas de finais, o Brasil encontrou a França. Durante o jogo, a seleção brasileira teve um pênalti assinalado ao seu favor. O craque Zico foi para a cobrança, mas não fez o gol. Infelizmente o jogo foi para a disputa de pênaltis e a França bateu o Brasil, passando de fase.

Roberto Carlos – 2006

Roberto Carlos é considerado por muitos como um dos melhores laterais esquerdos da história, mas isso não o isentou da sua culpa na eliminação do Brasil para a França em 2006.

Após o árbitro ter assinalado uma falta, o jogador se agachou para arrumar o meião. A falta foi cobrada e Henry, sozinho, fez o gol. Como o Brasil não conseguiu reverter o placar, a culpa pelo gol tomado caiu toda sobre o ex-lateral.

Felipe Melo – 2010

Em 2010, a seleção brasileira não era tão badalada, mas vinha de bons resultados com o técnico Dunga e tinha bons jogadores. Além disso, o Brasil tinha um jogador considerado uma “bomba-relógio” que poderia estourar a qualquer momento. Nas quartas de finais, contra a Holanda, tudo estava bem até o volante Felipe Melo fazer um gol contra. Pouco tempo depois o volante foi expulso por agressão em Sneijder. O Brasil perdeu de 2-1 e a culpa ficou sobre o volante.

LEIA MAIS:

Rivaldo: Mbappé vai para o Real Madrid mais cedo ou mais tarde

9 defensores que marcaram mais de 100 gols na carreira

Exit mobile version