Home Futebol 5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial

5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial

Alguns times entraram para a história do futebol como verdadeiros esquadrões

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O futebol mundial é feito por períodos vitoriosos e é praticamente impossível que um clube siga no topo por todo o tempo. A diferença é que alguns times se tornam verdadeiros esquadrões e serão lembrados para sempre.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja quem eram 5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol:

Arrigo Sacchi – Milan
O técnico italiano construiu o Milan mais forte da história com a ajuda de um esquadrão holandês e de revelações do futebol italiano. De 1987 a 1991, Sacchi comandou uma equipe recheada de craques e que se tornou a equipe a ser batida no futebol mundial. Foram duas edições de Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e duas Supercopas da Europa, além de um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália.

PUBLICIDADE

Pep Guardiola – Barcelona
O nome mais recente da lista é Guardiola, que começou sua carreira no Barcelona e ali construiu uma das equipes mais inesquecíveis do futebol. O time de Messi, Xavi, Iniesta, entre outros, foi o suprassumo do esporte entre 2008 e 2012, período do treinador no clube. É até um dos técnicos mais respeitados do mundo por seu trabalho inicial no time espanhol. Foram duas Ligas dos Campeões, três La Liga, duas Copas do Rei e três Supercopas da Espanha.

Rinus Michels – Ajax
O responsável por criar a Laranja Mecânica da Copa do Mundo de 1974 teve o primeiro de seus esquadrões no Ajax, de 1964 a 1971, assombrando a Europa com seu poderio ofensivo e seu jeito irreverente de jogar. A equipe conquistou o futebol local e se tornou o time a ser batido em todo o mundo. Foram quatro edições do Campeonato Holandês, três Copas da Holanda e uma Liga dos Campeões.

Lula – Santos
O Santos de Pelé precisava de um comandante para colocar todos em campo e montar um dos esquadrões mais fortes da história do futebol, afinal, não poderia ser fácil esquematizar funções para tantos atletas talentosos de uma só vez. Lula conseguiu isso e foi o comandante da equipe durante a maior parte do período vitorioso, de 1957 a 1966. Foram cinco Campeonatos Brasileiros, oito Campeonatos Paulistas, dois Mundiais, duas Libertadores e quatro Torneios Rio-São Paulo.

Bob Paisley – Liverpool
O ex-defensor inglês mudou a história do Liverpool na década de 1970 ao assumir uma equipe que vinha em baixa na Inglaterra e transformá-la na maior potência da Europa com quatro títulos de Liga dos Campeões. Os Reds dominaram o futebol no período e impressionaram por tentarem fugir ao estilo inglês do jogo. De 1974 a 1983 no clube, Paisley conquistou quatro Ligas dos Campeões, seis Campeonatos Ingleses, três Copa da Liga, uma Copa da UEFA, entre outros.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Por onde andam os jogadores campeões da Copa do Mundo de 1958 pelo Brasil?