Home Futebol 7 duplas de ataque que fizeram história no futebol brasileiro

7 duplas de ataque que fizeram história no futebol brasileiro

Jogadores da lista são inesquecíveis, mas um combinado ao outro os torna históricos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

É cada vez mais raro enxergar nos clubes brasileiros aquelas duplas de ataque que encantam pela ligação entre si e que marcam gols apenas com passes entre eles.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para exercitar a nostalgia, veja 7 duplas de ataque que fizeram história do futebol brasileiro:

Pelé e Coutinho
A dupla do Santos da década de 1960 era tão ligada que muitos confundiam um com o outro em campo. É bem verdade que os companheiros, como Pepe, Dorval e Mengálvio, eram do mais alto nível, mas bola na rede era com Pelé e Coutinho, uma das maiores duplas de ataque da história do futebol.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvVG9ZRXlyQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Sócrates e Casagrande
Títulos mesmo foram apenas dois, o bicampeonato Paulista de 1982 e 1983, mas ambos encantaram o Brasil pela procura em campo. Enquanto o Doutor distribuía seus passes cirúrgicos e enfiava bolas de calcanhar, o então jovem Casagrande guardava a maioria delas.

Paulo Nunes e Jardel
O Grêmio de Felipão na década de 1990 tinha uma consistência defensiva que impressionava, mas era em seu ataque seu ponto forte. Paulo Nunes, na velocidade, por baixo. Jardel, no posicionamento, por cima. Um completou o outro da melhor maneira possível no Brasileirão e na Libertadores que conquistaram.

Edmundo e Evair
A quebra do tabu do Palmeiras, no Paulistão de 1993, passa muito por um time estrelado e que encantou o Brasil, mas principalmente para aquela que é, para muitos, a maior dupla de ataque da história do clube. Um Evair já mais experiente e um jovem Edmundo que começava ali a explodir para o futebol brasileiro. Foram ainda bicampeões brasileiros e mais uma vez campeões paulistas.

PUBLICIDADE

Washington e Assis
A dupla era tão ligada que recebeu o apelido de ‘Casal 20’ da imprensa e ficou marcada como a maior da história do Fluminense. Enquanto Assis arrumava as jogadas, o grandalhão Washington guardava todas elas. Foram nada menos que tricampeões cariocas e campeões brasileiros em 1984.

Valdomiro e Claudiomiro
É bem verdade que Claudiomiro deixou o Internacional antes da sequência de títulos brasileiros e Valdomiro seguiu sozinho no comando do ataque do clube, mas ambos se completavam como unha e carne entre o fim da década de 1960 e início de 1970. Conquistaram nada menos que seis campeonatos gaúchos seguidos e fizeram o terror dos gremistas.

Nunes e Zico
O Flamengo da década de 1980 assombrou não só o Brasil, mas também a América e o Mundo. O time tinha em Zico seu grande mestre, construtor e artilheiro, mas a seu lado tinha um camisa 9 de potência física e muito faro de gol que ajudou em todas as conquistas, inclusive sendo o melhor jogador do Mundial, contra o Liverpool. Nunes não é tão lembrado como poderia, mas está marcado como o grande parceiro do Galinho.

Leia mais:
Ronaldo, Liédson e mais: os 8 maiores camisas 9 da história do Corinthians

PUBLICIDADE