Home Futebol 8 técnicos que comandaram viradas históricas do futebol

8 técnicos que comandaram viradas históricas do futebol

A sensação da virada é indescritível no futebol

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Alguns jogos ficam marcados para a história do futebol por suas histórias e contextos, enquanto outros estão eternizadas pela forma em que terminam.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

As viradas fazem parte da história do esporte e os treinadores que comandam as equipes não podem ser esquecidos.

Veja 8 técnicos de viradas inesquecíveis do futebol:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Maurício Pocchetino
O brilho de Lucas na semifinal da Champions League 2018/19 ofuscou até mesmo o treinador que apostou no brasileiro como titular na partida contra o Ajax. O time holandês venceu a ida, em Londres, por 1 a 0, mas com três gols do brasileiro, o time do técnico argentino conseguiu virar e venceu por 3 a 2.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJob1RHeGVaVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Jurgen Klopp
Quando o Barcelona venceu a partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões 2018/19 por 3 a 0, muitos torcedores do Liverpool jogaram a toalha. Mas na volta, sem seus principais jogadores, o time de Klopp remontou sobre o gigante espanhol com um 4 a 0 inesquecível e foi para a decisão contra o Tottenham, quando foi campeão.

Luis Enrique
O PSG fez 4 a 0 sobre o Barcelona na ida das quartas de final da Liga dos Campeões 2016/2017, viu o time espanhol abrir 3 a 0, mas conseguiu o gol salvador já no segundo tempo, o que obrigava o time blaugrana a marcar três gols em cerca de 15 minutos, coisa difícil no futebol de alto nível. Mas o Barcelona, com brilho de Neymar, que marcou dois gols e deu uma assistência, fez 6 a 1 e chegou à semifinal.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJZTVUxWkl5ViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Levir Culpi
O primeiro brasileiro da lista conquistou o mesmo enredo em fases seguidas da Copa do Brasil de 2014. Nas quartas e na semifinal da competição, contra Corinthians e Flamengo, respectivamente, o Atlético-MG perdeu o primeiro jogo, fora de casa, por 2 a 0, e na volta sofreu o gol logo no início, o que obrigou a equipe a marcar quatro em ambos os jogos. O Galo não só conseguiu ambas as vitórias por 4 a 1 como foi campeão da Copa do Brasil sobre o rival Cruzeiro.

Rafa Benítez
Para muitos a Batalha de Istanbul é a maior final de Liga dos Campeões de todos os tempos. Após o poderoso Milan abrir 3 a 0 no primeiro tempo com gols de Crespo, duas vezes, e Maldini, muitos davam o Liverpool como acabado, já que a diferença entre os times era visível. Mas o time de Rafa Benítez buscou o resultado e empatou a partida por 3 a 3, Dudek brilhou e a equipe inglesa foi campeã nos pênaltis.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvSkVNQlhlayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Arsene Wenger
A partida em questão não é marcante por ser um grande título e sequer por ter sido sobre um grande rival, mas pelo contexto. O Arsenal foi com um time misto para enfrentar o Reading pela quarta fase da Copa da Liga Inglesa da temporada 2012/13. Mas em um primeiro tempo vexatório, o time de Arséne Wenger mostrou pouco futebol e tomou um sonoro 4 a 0. O técnico francês, porém, deve ter dado uma chacoalhada em seu elenco. Na volta, o Arsenal não só buscou o resultado como marcou nada menos que sete gols, vencendo por 7 a 5 e conseguindo a classificação.

Alex Ferguson
O Manchester United de Alex Ferguson também protagonizou uma virada histórica na Liga dos Campeões. Na decisão da temporada 1998/99, disputada em Barcelona, o Bayern de Munique abriu o placar no primeiro tempo e levou o jogo assim até os acréscimos do segundo tempo. O Sir tentou de tudo e mandou a campo dois atacantes que estavam no banco, Sheringham e Solskjaer. O primeiro marcou aos 46 e o segundo marcou aos 48 minutos da etapa final, dando o título aos Red Devils.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI3UVZNMWxabSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Joel Santana
Uma das viradas mais inesquecíveis da história do futebol brasileiro completa 20 anos em 2020 e se trata de um clássico entre paulistas e cariocas que ficou na história. A final da Copa Mercosul de 2000, entre Palmeiras x Vasco, mostrou os donos da casa ligados no primeiro tempo contra um assombroso segundo tempo do time visitante. O Palmeiras fez 3 a 0 na etapa inicial, mas Juninho e Edmundo aterrorizaram o Vasco virou para 4 a 3 nos acréscimos.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Bergkamp, Henry e mais: por onde andam os jogadores do Arsenal, único campeão invicto da história da Premier League?