Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Allan Abi Madi: Flamengo avança em pendências esperando aumentar superioridade sobre rivais

Sem atuar desde março por conta da pandemia do coronavírus, o Flamengo trabalha para resolver algumas questões que ficaram em aberto

Allan Abi Madi
Colunista do Torcedores.com.

Crédito: Foto: Alexandre Vidal / Flamengo.

Ao mesmo tempo que analisa o impacto econômico que a paralisação dos jogos deve trazer ao clube, a diretoria rubro-negra diminuiu, mas não paralisou algumas negociações pendentes.

Mercado em CASA

Clique aqui para ter 50% off!

Renovação de Jesus com o Flamengo:

Os dirigentes não confirmam, mas as conversas para renovação de contrato com o técnico Jorge Jesus, a princípio até dezembro de 2021, evoluíram.

O entrave na negociação se deu por conta do aumento da cotação da moeda europeia (euro), que faria o Flamengo desembolsar uma quantia que supera o previsto em orçamento.

Para se ter uma ideia, o euro fechou cotado nesta semana em R$ 5,67. Quando Jorge Jesus foi contratado pelo Fla, a moeda valia R$ 4,40.

O Mister e seu agente, Bruno Macedo, já sinalizam para uma adequação aos valores oferecidos pelo rubro-negro, principalmente se o retorno do futebol demorar ainda mais por conta do coronavírus.

Nos últimos dias, alguns veículos informaram que o Benfica seria um concorrente do Flamengo por Jesus. Entrei em contato com algumas pessoas ligadas ao clube português, que disseram ser improvável o retorno do treinador ao clube neste momento.

Renovação com titulares:

Depois de estender o vínculo de alguns titulares, como Bruno Henrique, Éverton Ribeiro, Arão e de certa forma Gabigol, após adquirir os direitos do atacante da Inter de Milão, o Flamengo tem conversa adiantada para renovar com Diego Alves.

Titular absoluto, o goleiro tem vínculo com o rubro-negro até dezembro deste ano. Ou seja, a partir de julho, ele pode assinar pré-contrato com outro clube.

O interesse do clube e do jogador é pela ampliação do vínculo, que deve ocorrer logo após o retorno dos atletas da quarentena causada pelo Covid-19.

Outra negociação que ficou pendente foi com Rafinha. O representante do lateral já teve algumas conversas com dirigentes rubro-negros, mas o assunto deve ficar um pouco mais para frente.

Contratação de lateral-direito pelo Flamengo:

Sem um nome de consenso e com as competições paralisadas por conta do coronavírus, a diretoria “desacelerou” a busca por um reforço para posição.

Isso não significa que o Fla esteja parado, pelo contrário. O clube segue na busca de um nome para ser o substituto imediato de Rafinha.

A grande questão é que, a princípio, o rubro-negro não pretende fazer alto investimento na contratação de um lateral, o que dificulta a evolução nas negociações com os nomes que estavam no radar.

Negociação para novo patrocínio Master:

Confiante em um desfecho positivo, o Flamengo mantém conversas para que a Amazon seja o seu patrocinador master, ainda em 2020.

O acordo, que já estava bem encaminhado, deve ser concluído logo após o retorno das atividades.

O Banco BS2, atual patrocinador master, já foi informado da possibilidade de acerto entre Flamengo e Amazon.

O presidente Rodolfo Landim preferiu desconversar sobre as negociações com a empresa do ramo de streaming e comércio eletrônico.

“Não posso falar desse assunto aqui. Estamos em fase de negociação. Quando e se tiver algum contrato com patrocinador, vamos nos pronunciar. Enquanto isso, a imprensa trabalha eficientemente, mas isso de forma nenhuma é oficial” – disse na FlaTv.

Impacto da Covid-19 no Flamengo:

Sobre o impacto que a pandemia de coronavírus deve trazer ao futebol brasileiro, o Flamengo sabe que terá dificuldades, mas organizado financeiramente, a distância para os rivais deve aumentar ainda mais.

No momento que o futebol brasileiro foi paralisado, o Flamengo já era o clube com maior aproveitamento em jogos oficiais na temporada: 85.4%.

Esse aproveitamento também engloba os jogos do início do ano, com uma equipe sub-23, comandada pelo técnico Maurício Souza. Com Jorge Jesus e a equipe principal, o aproveitamento passa para 94.4%.

O clube também levantou três taças em 2020: Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Recopa Sul-Americana. Além de ter 100% de aproveitamento na Libertadores, com duas vitórias em dois jogos.

Distância para os rivais:

O Flamengo sabe que passará por um momento delicado por conta da paralisação do futebol. Mesmo assim, acredita que os demais clubes do país terão ainda mais dificuldades, principalmente na parte financeira.

Se a distância entre o rubro-negro e seus rivais parecia grande antes da parada, pode ser maior no retorno. Clubes brasileiros devem ter dificuldade com pagamento de salários e para investir em novas contratações.

Quem tiver mais receita e recursos para superar esse momento, deve ampliar a vantagem para os rivais.

O presidente Rodolfo Landim falou sobre o assunto, afirmando que todos vão sofrer algum impacto, inclusive o Fla:

“Vamos sofrer impacto esse ano por causa da pandemia. O mundo vai sofrer. As pessoas vão passar por dificuldades, já temos visto o nível de endividamento pessoal. As empresas também vão passar por dificuldades. Mas tudo vai depender do período de paralisação. Devemos tentar voltar o mais rápido possível para as atividades. Se for pequena e encaixarmos as datas todos os campeonatos, o impacto vai ser menor. Mas que vai haver impacto, não há dúvida. Estamos traçando alternativas” – disse o mandatário para FlaTv.

O Flamengo já estuda alternativas para sentir o menor impacto possível na volta das atividades. O clube  se prepara para aumentar a biossegurança dentro das instalações do Ninho do Urubu, com ampliação da segurança e higiene dos ambientes que serão frequentados por atletas e funcionários.

Jogos do Flamengo na Gávea:

Outra alternativa é fazer os jogos, que devem ser sem a presença de torcida, no estádio da Gávea. O clube já providenciou a reforma do gramado.

Por enquanto, tudo não passa de planejamento, já que a reapresentação dos jogadores e integrantes do departamento de futebol, marcada para o dia 21 de abril, a princípio, depende das orientações das autoridades de saúde.

Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos, respeitando as orientações de prevenção e isolamento social nesta “guerra” contra o coronavírus.

LEIA MAIS:
Allan Abi Madi: Improvável que alguém se torne mais ídolo do Flamengo que Zico
Allan Abi Madi: Gabigol já está entre os 10 maiores da história do Flamengo
Allan Abi Madi: Flamengo avança por acordos ‘estratosféricos’ e mostra que o gigante apenas despertou

Allan Abi Madi nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista, colunista no Torcedores.com, comentarista da Rádio Opinião, e gestor da Freedom Group, empresa de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Na internet, tem seu canal Papo de bola. Depois de atuar como advogado por muitos anos descobriu que era no jornalismo esportivo que morava sua verdadeira paixão. Participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, e outros eventos do esporte brasileiro. Focado sempre em dar informação e emitir opinião para quem faz do esporte a melhor coisa do mundo, o torcedor.

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o colunista no Twitter: Allan Abi Madi – @Allanmadi

Siga também no Facebook: Allan Abi Madi

As melhores notícias de esportes, direto para você