Home Automobilismo Andrea Iannone é suspenso da MotoGP por 18 meses em caso de doping

Andrea Iannone é suspenso da MotoGP por 18 meses em caso de doping

Andrea Iannone perderá as duas próximas temporadas da MotoGP devido à suspensão de 18 meses por doping e poderá ficar sem contrato nas próximas semanas

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A Federação Internacional de Motocilismo (FIM) anunciou nesta quarta-feira (1º) que o piloto Andrea Iannone está suspenso do esporte por 18 meses, devido à um caso de doping.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O caso ocorreu na temporada anterior logo após o GP de Sebring da MotoGP, no início de novembro de 2019, quando houve o teste positivo para “substância não divulgada” relacionado à esteroides androgênicos anabólicos exógenos (AAS).

A defesa havia argumentado que houve o consumo de alimentos contaminados através de carne animal com substância ilegal por parte do piloto italiano, na tentativa de salvá-lo da acusação.

PUBLICIDADE

Houve reconhecimento por parte do tribunal disciplinar da FIM de que este não foi um doping voluntário. Ainda assim, Iannone acabou sendo condenado como culpado.

Pesou contra o argumento da defesa o fato da Agência Mundial Antidoping (WADA) reconhecer a droga (AAS) como substância proibida, além da chamada “negligência” do acusado por envolver-se no doping, mesmo que involuntário.

Cabe ressaltar, porém, que a expectativa era de danos ainda maiores para a carreira de Iannone, pois a acusação havia solicitado uma suspensão de quatro anos para o piloto.

Futuro de Iannone na MotoGP

A decisão estará implicando diretamente nos planos de Andrea Iannone na MotoGP. A punição de um ano e meio fará com que o italiano perca duas temporadas completas da categoria.

PUBLICIDADE

Atualmente, há um contrato em vigor com a Aprilia. Entretanto, o chefe Massimo Rivola já havia afirmado no início do ano que, dependendo do período da punição, Iannone teria contrato rescindido.

O piloto de testes da equipe, Bradley Smith, já estava cotado para disputar a temporada 2020 da MotoGP como titular. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus travou o calendário e nenhuma corrida foi disputada até o momento.

Um comunicado oficial da Aprilia é esperado para as próximas horas desta quarta-feira (1º).


LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Novo regulamento da Fórmula 1 pode ficar para 2023

F1: Devido a crise, FIA flexibiliza regras e proíbe DAS em 2021