Home Tênis ATP e WTA ampliam suspensão do circuito profissional até julho e cancelam temporada de grama

ATP e WTA ampliam suspensão do circuito profissional até julho e cancelam temporada de grama

Entidades que administram o tênis profissional citaram preocupação com o avanço da pandemia de coronavírus

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e a WTA (sigla em inglês para Associação de Tênis Feminino) anunciaram nesta quarta-feira (01) a ampliação da suspensão do circuito profissional até o dia 13 de julho, em virtude da pandemia de coronavírus. A divulgação foi realizada momentos após o cancelamento do torneio de Wimbledon, o mais tradicional do tênis.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nota da ATP e da WTA

De acordo com nota divulgada, a decisão tomada pela ATP e pela WTA foi feita “em conjunto com o cancelamento de Wimbledon”.

PUBLICIDADE

“Em conjunto com o cancelamento de Wimbledon, a ATP e a WTA anunciaram em conjunto a suspensão contínua dos circuitos ATP e WTA até 13 de julho de 2020, devido à pandemia em curso do COVID-19”, diz um trecho.

Com a medida, as temporadas de saibro e grama estão canceladas. De acordo com as entidades, pelo menos 12 torneios, além de Wimbledon, serão afetados.

PUBLICIDADE

“Além de Wimbledon, a suspensão abrange a totalidade do balanço da temporada de grama da ATP/WTA na Europa, incluindo eventos da ATP em ‘s-Hertogenbosch (Holanda), Stuttgart (Alemanha), Queen’s (Inglaterra), Halle (Alemanha), Mallorca (Espanha) e Eastbourne (Inglaterra), bem como eventos da WTA em’ s- Hertogenbosch (Holanda), Nottingham (Inglaterra), Birmingham (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Eastbourne (Inglaterra) e Bad Homburg (Alemanha). A suspensão entra em vigor em todos os níveis do circuito profissional, incluindo o ATP Challenger Tour, bem como o ITF World Tennis Tour. No momento, os torneios que ocorrem a partir de 13 de julho de 2020 ainda podem prosseguir de acordo com o cronograma publicado”, afirma a nota.

PUBLICIDADE

Análise dos presidentes

A situação foi comentada pelos principais dirigentes das instituições. De acordo com o italiano Andrea Gaudenzi, presidente da ATP, a medida foi estabelecida “em estreita cooperação” com outros membros do tênis.

“Lamentavelmente, a pandemia global em curso do COVID-19 não nos deixa com outra opção a não ser suspender ainda mais o circuito. É uma decisão que tomamos em estreita cooperação com nossos membros e outros órgãos de administração do tênis”, disse.

Steve Simon, CEO da WTA, também se posicionou. Em sua análise, o dirigente destacou que a decisão não foi tomada de “ânimo leve”, mas destacou a preocupação com a saúde de todos os envolvidos.

“Esta foi uma decisão que a WTA e seus membros não tomaram de ânimo leve. No entanto, permanecemos vigilantes na proteção da saúde e segurança de nossos jogadores, funcionários e torcedores”, afirmou.

PUBLICIDADE

Decisões das entidades

A alteração anunciada nesta quarta-feira não foi a primeira desde o início da pandemia de coronavírus. A primeira decisão tomada ocorreu em 12 de março, quando a ATP suspendeu o circuito até o início de abril. Quatro dias depois, a WTA adotou a mesma linha, e também paralisou o circuito.

Com o avanço da doença, as entidades voltaram a se manifestar. No dia 18 de março, a interrupção dos torneios masculinos e femininos foi ampliada até o dia 8 de junho.

Leia mais: Djokovic joga partida de tênis improvisada em sua residência: “Competição nunca para”

Após cancelamento de Wimbledon, US Open reafirma plano de realizar evento

PUBLICIDADE