Home Esportes Olímpicos Campeão paralímpico de bocha, brasileiro morre aos 39 anos

Campeão paralímpico de bocha, brasileiro morre aos 39 anos

Campeão paralímpico, Dirceu Pinto foi vítima de um infarto em Mogi das Cruzes/SP

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Dirceu foi quatro vezes campeão paralímpico sendo que duas em uma única edição dos Jogos em Pequim/2008. As duas outras conquistas vieram em Londres/2012 e no Rio de Janeiro/2016.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Aos 12 anos, Dirceu descobriu que sofria de  distrofia muscular de cintura e, ainda na adolescência, passou a utilizar cadeira de rodas. Conheceu a bocha adaptada aos 22 anos, em 2002, e no ano seguinte já ganhava a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos.

O brasileiro chegou a ficar fora do esporte, em 2005, quando foi colocado como atleta sem classificação funcional, por conta de uma doença degenerativa, e voltou as competições em 2007. Dirceu deixou a Seleção Brasileira, em 2018, mas continuava competindo por seu clube em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, onde coordenava o projeto”Mogi Paraolímpico”, que atende 500 pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

O paratleta foi internado às 6h da última quarta-feira, 1º de abril, e faleceu no meio da tarde de insuficiência cardíaca.

Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, se manifestou sobre a morte de Dirceu Pinto.

LEIA MAIS

“Ficou claro que a única opção lógica era adiar”, diz Comitê sobre adiamento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

PUBLICIDADE