Home Futebol Clubes chegam a acordo para declarar Celtic campeão escocês, diz jornal

Clubes chegam a acordo para declarar Celtic campeão escocês, diz jornal

Caso seja tomada, medida poderá resolver problemas financeiros de equipes escocesas, prejudicadas pela pandemia de coronavírus

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

O Celtic, tradicional clube do Reino Unido, está próximo de ser declarado campeão do Campeonato Escocês pela 51ª vez em sua história. De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph nesta sexta-feira (03), diversos clubes integrantes da Liga Profissional de Futebol da Escócia já concordaram com a proposta. Caso seja tomada, a medida poderá reduzir problemas financeiros das equipes, causados pela paralisação da competição por conta da pandemia de coronavírus.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Provável título do Celtic

Antes da interrupção, o Celtic liderava com folga a primeira fase do Campeonato Escocês. Com campanha de 26 vitórias, dois empates e duas derrotas, a equipe de Glasgow acumulou 80 pontos, 13 a mais do que o rival Rangers, segundo colocado.

PUBLICIDADE

Com a impossibilidade da disputa da segunda fase, as vagas para competições europeias seriam definidas de acordo com a classificação atual. Sendo assim, Celtic, Rangers, Motherwell e Aberdeen seriam beneficiados.

Problemas financeiros e posições conflitantes

O apelo dos clubes escoceses favorável ao Celtic tem importante motivo. Caso a equipe de Glasgow seja declarada campeã, as agremiações receberão verbas de acordo com suas respectivas colocações na liga nacional, amenizando os impactos causados da pandemia de Covid-19. Em condições normais, as receitas são distribuídas em maio.

PUBLICIDADE

Apesar do esperançoso cenário proporcionado, a decisão poderá colocar os escoceses na rota da UEFA. A entidade que administra o futebol europeu se posicionou contra o prematuro encerramento de ligas nacionais. Como punição, a instituição estuda o impedimento da participação de clubes envolvidos nestas condições na Champions League. O Celtic, por exemplo, seria afetado.

Leia mais: Extensão de datas, contratos e janela de transferências: Fifa anuncia propostas a clubes para contornar pandemia

Mauro Beting relembra momento especial do Pacaembu, que agora dá espaço a médicos e enfermeiros