Home Esportes Olímpicos COI sugere que surfe nas Olimpíadas seja disputado no Taiti ou no Havaí

COI sugere que surfe nas Olimpíadas seja disputado no Taiti ou no Havaí

O dirigente do Comitê Olímpico Internacional levantou a hipótese de mudança na realização do surfe nos Jogos Olímpicos

Aline Taveira
Colaboradora do Torcedores.com.

Em um depoimento dado à emissora France Info, o dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Guy Drut, sugeriu que o surfe seja disputado sempre em picos como o Taiti ou o Havaí nas Olimpíadas. Drut é ex-campeão olímpico dos 110 metros com barreiras em Montreal 1976 pela França e ex-ministro do esporte da França. No pronunciamento, aproveitou para pedir uma revisão do projeto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“As provas de surfe poderiam ser sempre no Taiti ou Havaí, por exemplo, e as de canoagem slalom também deveriam ser fixas para não haver a necessidade de construir um rio artificial em cada edição”, disse Drut. “É muito caro construir novos equipamentos para um evento que dura apenas três ou quatro dias. Você precisa manter a unidade de tempo com os Jogos Olímpicos, mas o local de ação pode variar”, ressaltou.

O dirigente apontou, ainda, que a pandemia deveria servir de exemplo para os Jogos Olímpicos se reinventarem. “A crise pela qual estamos passando terá um impacto profundo nas nossas rotinas, modo de vida, economia e sociedade em geral. Ela não pode e não deve deixar de afetar a necessidade urgente de nos reinventarmos. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos não são exceção neste novo contexto”, frisou.

PUBLICIDADE

Para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, as ondas de Teahupoo, no Taiti, já foram escolhidas como sede do surfe. Em 2028, a cidade de Los Angeles receberá os Jogos, fazendo do Havaí um candidato viável, já que o arquipélago pertence aos EUA.

VEJA TAMBÉM: Surfistas brasileiros falam sobre o adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa do coronavírus

Coronavírus: WSL adia ou cancela todos os eventos até maio