Ademar Pimenta nasceu no dia 12 de abril de 1896 no Rio de Janeiro. Se tivesse vivo, estaria completando 124 anos neste domingo (12). O treinador foi o responsável pelo inédito terceiro lugar da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1938, sediada na França. Antes de assumir a seleção, Ademar foi diretor-técnico da Associação Metropolitana de Sports Athléticos, entidade que dirigia o futebol no Rio de Janeiro. Depois, assumiu como técnico do Madureira, conquistando o vice-campeonato carioca em 1936. No Madureira, Ademar passou a ganhar destaque, até chegar a seleção.
Um episódio inusitado sob seu comando aconteceu 30 dias antes de viagem para a França. Todos os jogadores convocados estavam concentrados em Caxambu-MG havia dois dias, mas o atacante Leônidas, um dos principais jogadores do elenco, não tinha comparecido. Com a forte cobrança da imprensa, Pimenta disse que, caso o jogador não se apresentasse, iria ser cortado do grupo que iria disputar o Mundial. Poucas horas depois veio a informação que Leônidas havia chegado a estação de trem da cidade.
OITAVAS DE FINAL
Nas oitavas de final, a seleção venceu a Polônia por 6-5, na prorrogação, após empate em 4-4 no tempo normal. Leônida (3), Romeu (1) e Perácio (2), foram os responsáveis pelos gols do Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=BcP4au9_Eh0
QUARTAS DE FINAL
Nas quartas de final o Brasil empatou com a Tchecoslováquia por 1-1, gol marcado por Leônidas. Com o empate, foi obrigatória a realização do Jogo Desempate, realizado dois dias depois no Sul da França, onde a seleção vendeu por 2-1, novamente com gol de Leônidas e um de Roberto. O jogo marcou a contusão do artilheiro, que não enfrentou a Itália.
https://www.youtube.com/watch?v=G_CReVhj9QM
SEMIFINAIS
A Itália era a poderosa seleção daquela Copa, Pimenta resolveu poupar Leônidas e o Brasil saiu derrotado do confronto e deu adeus à luta pelo título. A Itália venceu por 2-1, gols marcados por Colaussi e Meazza e Romeu marcou para a seleção brasileira. Os italianos, dias depois, conquistariam o título vencendo a Hungria por 4-2.
TERCEIRO LUGAR
Na disputa pelo terceiro lugar, a seleção comandada por Ademar Pimenta goleou a Suécia por 4-2, Leônidas, que havia retornado ao time, marcou dois gols, Perácio e Romeu também marcaram para a seleção. A seleção conseguia o inédito terceiro lugar até então em Copas do Mundo, e terminou a competição com Leônidas como artilheiro, com 7 gols.
Ademar Pimenta e seus comandados encantaram o mundo europeu. O treinador foi o responsável por dar os primeiros passos em uma seleção que conquistaria grandes feitos nas décadas seguintes. Pimenta deixou o comando da seleção brasileira em 1942, assumindo a equipe do Santos, onde treinou jogadores como Antoninho Fernandes e Echevarrieta, mas ficou poucos meses no time da Vila Belmiro. Um dos melhores técnicos que a seleção já teve, faleceu no dia 26 de agosto, de 1970, no Rio de Janeiro aos 74 anos.
LEIA MAIS:
De Gallardo a Fabiano Eller: 5 personalidades tricampeãs da Libertadores

