Home Futebol Você sabia? Copa do Mundo de 1994 teve zagueiro assassinado após eliminação

Você sabia? Copa do Mundo de 1994 teve zagueiro assassinado após eliminação

Andrés Escobar foi de herói pela classificação da Colômbia na Copa do Mundo a herói morto ao ser considerado culpado pela eliminação para os Estados Unidos

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

A Copa do Mundo de 1994 foi marcante para os brasileiros pela conquista do quarto título mundial e o fim da seca de 24 anos da então última vitória no torneio. Porém, a competição, disputada nos Estados Unidos, também teve destaque para a morte de um jogador após sua eliminação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Campeão da Copa Libertadores em 1989 pelo Atlético Nacional, o zagueiro Andrés Escobar tinha sido o responsável pelo gol que colocou a seleção da Colômbia na Copa do Mundo. Aos 27 anos de idade, ele, porém, acabou marcando um gol contra quando enfrentava os Estados Unidos, o que, para muitos, foi o real motivo de sua morte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Andrés Escobar estava na frente de uma discoteca e foi parado por quatro homens quando estava dentro de seu carro. Ao ser ofendido, pediu respeito, mas um deles sacou o revólver e disparou 12 vezes contra o zagueiro, gritando “gol”, segundo relatos.

Como o futebol colombiano recebia grande apoio do cartel de tráfico de Pablo Escobar, que já foi até dono do Atlético Nacional, a eliminação na Copa do Mundo causou grande revolta entre os criminosos. Há quem dia que nomes importantes da seleção como Valderrama, Rincón e Asprilla também corriam o risco de serem assassinados, mas apenas Andrés morreu.

O zagueiro era considerado uma grande pessoa, além de um dos bons jogadores da safra colombiana da década de 1990. Inclusive, sua família fundou o Projeto Andrés Escobar para ajudar crianças desfavorecidas a aprender a jogar futebol na Colômbia.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVSTd2ZWRnSyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Advogado do Palmeiras esclarece situação com Atlético Nacional sobre Borja: “Grande besteira”

Copa do Mundo, Brasileirão e mais: veja a agenda de transmissões dos jogos do final de semana

PUBLICIDADE
Better Collective