Home Futebol Coronavírus: Elenco da Roma decide ficar sem salário por quatro meses

Coronavírus: Elenco da Roma decide ficar sem salário por quatro meses

Daniel Fuzato, Bruno Peres, Roger Ibañez, Juan Jesus e Felipe Galeazzi são os brasileiros na Roma

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

A Série A do Campeonato Italiano está suspensa desde 9 de março devido a pandemia do novo coronavírus. A Itália é o segundo país que mais registra mortes por Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23.227 pessoas morreram em virtude do vírus. Por isso, a Federação Italiana de Futebol não sabe quando a competição será reiniciada. Afinal, os dirigentes seguem colaborando com as autoridades governamentais a fim de conter o avanço da doença.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Com isso, os jogadores e a comissão técnica da Roma concordaram em ficar sem salário por quatro meses. A medida visa ajudar o clube enquanto durar o surto do coronavírus. Segundo o clube, a verba será destinada ao pagamento dos salários de outros funcionários. A princípio, a diretoria colocou 200 colaboradores no sistema de segurança social do governo italiano para garantir que recebessem sua renda mensal regular.

Pelo acordo, o elenco não vai receber não vai receber os vencimentos de março a junho. Caso a temporada seja reiniciada, haverá uma negociação com a diretoria para o pagamento de bônus e premiações ligadas a metas atingidas. O CEO da Roma, Guido Fienga, disse que os jogadores se colocaram à disposição para ajudar os funcionários mais humildes do clube.

PUBLICIDADE

“Sempre conversamos sobre a unidade na Roma e, voluntariamente, cortamos seus salários pelo resto da temporada. Os jogadores, o treinador e sua equipe provaram que realmente estamos em isso juntos. Edin Dzeko (capitão do clube), todos os jogadores e (técnico) Paulo Fonseca demonstraram que entendem o que esse clube representa e também agradecemos a todos pelo excelente gesto em relação aos funcionários deste clube”, revelou.

De acordo com Guido Fienga, os jogadores estão cumprindo uma rotina de exercícios em casa meio à quarentena. O dirigente garante que o elenco está pronto para voltar aos gramados o mais rápido possível.

“Estamos monitorando os treinos de todos os jogadores em casa. A comissão técnica está elaborando relatórios diários e os restados têm sido bem satisfatórios. Mas sabemos que tudo isso não será suficiente para enfrentar as consequências quando a temporada for reiniciada. Porém, temos o compromisso de tomar medidas que possam ajudar no bem-estar dos nossos jogadores”, finalizou.

Roma serve de inspiração para outros clubes italianos

O Cagliari, Juventus e Parma trabalham para seguir os passos da Roma e reduzir os salários de jogadores e comissão técnica. Por outro lado, os dirigentes ainda não têm uma opinião formada sobre um corte salarial prolongado. Afinal, o Sindicato dos Jogadores Profissionais Italianos argumenta que alguns clubes com menor investimento podem ter dificuldades para negociar um corte devido à ausência de receitas com a suspensão do futebol.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: