Home Futebol Inter x Milan por Neto? Entenda a situação do goleiro do Barcelona

Inter x Milan por Neto? Entenda a situação do goleiro do Barcelona

Insatisfeito com a reserva no Barcelona, Neto é disputado por clubes italianos

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A temporada está longe de terminar no futebol italiano, mas Internazionale e Milan já travam um clássico nos bastidores. Pelo menos, longe dos granados. Isso porque as duas equipes buscam a contratação do goleiro Neto, do Barcelona. A informação é do jornal “Mundo Deportivo”.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O Barcelona, segundo a publicação, precisa vender alguns jogadores para reforçar as finanças. Afinal, o clube espanhol teve suas receitas afetadas por causa da paralisação do futebol no mundo devido a pandemia do novo coronavírus. Além disso, Neto em nenhum momento esteve perto de tirar a titularidade do alemão Marc-André ter Stegen.

De acordo com a reportagem, o Barça está disposto a negociar o brasileiro por 20 milhões de euros (R$ 144,4 milhões) os direitos federativos do atleta. Neto tem contrato até julho de 2023. A princípio, a diretoria não faz planos para reforçar a posição. Afinal, o técnico Quique Setién entende que Iñaki Peña, de 21 anos, merece mais oportunidades no time principal.

PUBLICIDADE

Peña é titular da Seleção Sub-21 da Espanha. Ele é considerado uma das promessas na posição no futebol europeu. O goleiro destaca-se debaixo das traves, tem bom domínio e participa da saída de bola da equipe. Recentemente, o jovem chegou a ter o nome especulado em uma possível transferência para o Tottenham.

Com isso, Internazionale e Milan tem como trunfo a vontade do jogador: Neto já deixou claro para seu empresário, o italiano Stefano Castagba, que deseja retornar para o futebol italiano onde atuou por Fiorentina e Juventus. Assim, o agente estaria intensificando os contatos com os pretendentes a fim de tentar chegarão valor pretendido pelo Barcelona.

As duas negociações, no entanto, estão estagnadas. Por parte da Inter de Milão, o clube tenta negociar Samir Handanovic. O sérvio, que tem contrato até junho de 2021, está fora dos planos do técnico Antonio Conte. Dessa forma, o goleiro já busca um novo time para defender na temporada 2020/2021.

Já o Milan ainda não enviou uma proposta pelo brasileiro. De acordo com o diretor esportivo do clube, Paolo Maldini, o time não pretende entrar em um leilão com o rival. Além disso, o dirigente aguarda uma oferta pelo italiano Gianluigi Donnarumma que tem sondagens da Juventus, Manchester United e Paris Saint-Germain.

PUBLICIDADE

A carreira de Neto

Norberto Murara Neto, de 30 anos, foi revelado pelo Cruzeiro. Porém o goleiro se projetou no futebol com a camisa do Athletico Paranaense. Posteriormente, ele atuou pela Fiorentina, Juventus, Valência e Barcelona. Nesse ínterim, o jogador conquistou o Campeonato Paranaense (2009), a Supercopa da Itália (2015), o Campeonato Italiano (2015/2016 e 2016/2017) e a Copa do Rei (2018/2019).

Convocado por Mano Menezes, Dunga e Tite, o goleiro disputou apenas uma partida pela Seleção Brasileira. Ele estreou no amistoso contra El Salvador, em Washington, em 2018. Além disso, ele integrou o grupo do Brasil que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Athletico e Cruzeiro estão de olho em uma possível negociação

De acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa, os clubes formadores dos atletas têm por direito a uma porcentagem das transferências internacionais futuras. Por isso, Neto pode render um bom dinheiro ao Athletico e Cruzeiro caso for vendido em definitivo para um clube fora da Espanha. Por lei, os clubes têm direito a 3% do valor de futuras transferências internacionais do goleiro. A multa rescisória de Neto no Barcelona é de 200 milhões de euros (mais de R$ 1,1 bilhão na cotação atual).

LEIA MAIS: