Home Futebol Enquete: seleção brasileira de 2002 ou seleção brasileira de 70? Qual foi melhor? Vote!

Enquete: seleção brasileira de 2002 ou seleção brasileira de 70? Qual foi melhor? Vote!

Discussão entre qual seleção brasileira foi a melhor é complexa e aborda vários fatores históricos com o belo futebol jogado que encantou a todos em comum

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Craques, títulos e futebol histórico que atravessou gerações são marcas do passado da seleção brasileira. Com um DNA que encantou todo o mundo, a discussão sobre algumas gerações imperam até hoje entre torcedores e profissionais de mídia. Mas e você? Qual foi a melhor a seleção brasileira de todos os tempos: 1970 ou 2002?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.ex.co/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

[playbuzz-item item=”fd02190d-4b4b-4a92-9167-e2436301f89f” shares=”false” info=”false”]

PUBLICIDADE

Seleção brasileira de 1970

A seleção brasileira de 1970 é conhecida por ter conquistado o tricampeonato da Copa do Mundo, realizada no México. Com craques como Rivellino, Pelé, Carlos Alberto Torres, entre outros, a seleção comandada por Zagallo encantou o mundo com o futebol apresentado e por ter o maior jogador de todos os tempos. Com o camisa 10, o Brasil dominou todos os adversários pela frente começando na fase de grupos com três vitórias em três jogos contra Inglaterra, Tchecoslováquia e Romênia. Nas fases seguintes, o esquadrão derrotou Peru por 4 a 2, Uruguai por 3 a 1 e goleou a Itália na final por 4 a 1. Contra a azzurra, os canarinhos saíram na frente com Pelé, sofreram empate com Boninsegna e consagraram o terceiro título com Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres.

Time-base: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Pelé e Tostão.

Elenco

Goleiros: Félix, Ado e Leão;

Laterais: Carlos Alberto Torres, Zé Maria, Marco Antônio e Everaldo;

Zagueiros: Brito, Baldocchi, Fontana e Joel Camargo;

PUBLICIDADE

Meio-campistas: Piazza, Clodoaldo, Rivellino, Paulo Cezar e Gérson;

Atacantes: Pelé, Tostão, jairzinho, Roberto, Dario e Edu;

Seleção brasileira de 2002

O último título do Brasil em Copas do Mundo foi conquistado em 2002 no Japão e Coréia do Sul. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção brasileira teve uma fase de grupos muito tranquila apesar de uma vitória difícil contra a Turquia por 2 a 1 duas goleadas contra China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2). No mata-mata a equipe verde e amarela teve mais dificuldades, mas que com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho virou uma grande campanha que rendeu o histórico quinto título com dois gols de Ronaldo na final contra a Alemanha.

Time-base: Marcos; Lúcio, Roque Junior e Edmilson; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Ronaldo e Rivaldo.

Elenco

Goleiros: Marcos, Rogério Ceni e Dida;

PUBLICIDADE

Laterais: Cafu, Belletti, Roberto Carlos e Junior;

Zagueiros: Lúcio, Roque Junior e Anderson Polga;

Meio-campistas: Edmilson, Vampeta, Gilberto Silva, Kleberson, Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho, Denílson, Juninho Paulista e Kaká;

Atacantes: Ronaldo, Rivaldo, Edilson e Luizão;

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Romário, Alex e outros; relembre jogadores que não foram à Copa de 2002 mesmo jogando Eliminatórias

Galvão Bueno cita momentos especiais da carreira; saiba quais

PUBLICIDADE

Tri da Seleção em 1970 teve várias polêmicas; relembre as principais