Home Futebol Há exatos 25 anos, o Brasil vencia o Valencia em pleno Mestalla

Há exatos 25 anos, o Brasil vencia o Valencia em pleno Mestalla

Com um hat-trick de Túlio Maravilha, a seleção brasileira enfrentou o time espanhol, que na época era treinado por Carlos Alberto Parreira, e venceu por 4 a 2

Pedro Giordan
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017 - Colaborador do Torcedores.com desde fev/2020
PUBLICIDADE

No último domingo (26), a Rede Globo exibiu a conquista do tetracampeonato mundial do Brasil em cima da Itália. Mas você sabia que um ano depois, a seleção brasileira enfrentou o Valencia em amistoso disputado no Estádio Mestalla? Exatamente o que você leu. No dia 27 de abril de 1995, o time treinado por Mário Jorge Lobo Zagallo viajou até a Espanha para derrotar o clube em um jogo de seis gols.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Na época, o time espanhol era comandado por Carlos Alberto Parreira, treinador que consquitara a Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos no ano anterior. Em seu elenco, alguns jogadores bem conhecidos como o meia Mazinho, o goleiro espanhol Zubizarreta e o atacante russo Oleg Salenko. Além disso, os “Che” contaram com dois reforços especiais para aquela partida: os argentinos Diego Latorre e Claudio Caniggia.

Ainda assim, a campanha do clube era decepcionante. No momento, eles estavam na 11ª posição.

PUBLICIDADE

Já na esquadra verde e amarela, Zagallo não pôde contar com as presenças de Romário e Bebeto. Assim, coube ao treinador entrar em campo com Túlio Maravilha e Viola. O atacate do Corinthians, a propósito, já estava fechado com os valencianos e se apresentaria em junho daquele ano.

O jogo terminou 4 a 2 para o Brasil. No primeiro tempo, Latorre abriu o placar para o time da casa aos nove minutos e Túlio empatou aos 43. No segundo tempo, o atacante do Botafogo-RJ faria mais dois gols. Juninho Paulista também deixou o seu.

Aos 43 da segunda etapa, o meia Fernando Gómez diminuiu o placar cobrando pênalti.

Posteriormente, Parreira seria demitido após um empate contra o Albacete. Em 37 jogos na Espanha, foram 15 vitórias e 12 empates.

PUBLICIDADE

Veja os gols da partida no vídeo abaixo:

Confronto contra campeões mundiais

Anteriormente, o Valencia já tinha encarado outra seleção campeã do mundo em seu estádio. No ano de 1981, eles enfrentaram a Argentina de Maradona, Kempes, Passarela e Fillol. O jogo terminou com a vitória dos argentinos por 1 a 0, gol de Ramón Diáz.

 

13 promessas que vestiram a camisa da seleção brasileira, mas não vingaram

PUBLICIDADE

 

5 zagueiros que passaram pela seleção brasileira e você não lembra

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

Luis Enrique propõe à Federação Espanhola uma redução de 25% no próprio salário

PUBLICIDADE