Atualmente, temos uma variedade de futebol internacional nos canais fechados especializados em esportes, porém nem sempre foi assim. Há um tempo a transmissão de jogos além das fronteiras brasileiras era feito (ou não) pela TV aberta. Mas, para as emissoras nacionais, não havia nenhum interesse do público em acompanhar futebol estrangeiro.
A grande explosão da atração se dá no começo dos anos 80. A Liga Italiana é a principal responsável por popularizar o futebol europeu no Brasil. Na década de 1980, o campeonato reunia os principais astros do esporte, o torneio ganhou transmissão da Globo e da Bandeirantes. Nos últimos anos, já em período de decadência, as partidas foram exibidas pela ESPN e pelo Fox Sports.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Em contexto de êxodo em massa de craques daqui, especialmente para os clubes europeus. O público fazia questão de acompanhar os grandes jogadores, mesmo longe dos nossos gramados.
Para quem se acostumou, a acompanhar o Calcio nas manhãs e tardes de domingo na Bandeirantes, pode ser surreal imaginar que a TV Globo já transmitiu uma temporada inteira da Série A italiana. Mas realmente aconteceu, e justamente uma das mais espetaculares daquela década, a de 1984-85, que consagrou o Verona como surpreendente campeão.
Siga o Torcedores também no Instagram
A emissora carioca transmitiu 28 das 30 rodadas da liga – incluindo as três últimas do campeão Verona. As exceções foram o fim de semana de abertura e o dia 21 de abril, quando o horário do jogo coincidiu com o do GP de Portugal de Fórmula 1 – a primeira vitória de Ayrton Senna na categoria. Antes disso, nas últimas rodadas da temporada 1982/83, a Bandeirantes chegou a exibir os jogos da Roma de Falcão.
Atualmente, o Campeonato italiano vive um período de decadência no interesse do povo brasileiro. Porém, segue com alguns craques atuando por la, como: Cristiano Ronaldo. Além disso, a competitividade está aumentando, visto que, cada vez mais, a diferença entre os clubes na tabela está diminuindo, diferentemente do que aconteceu nos últimos anos com os títulos da Juventus.
LEIA MAIS
O Pitbull em Turim: Relembre a passagem de Felipe Melo pela Juventus
Você lembra quais brasileiros estavam no Milan na temporada 2010/11? Confira a lista
Os 10 documentários que todo amante de futebol deve assistir
Ao vivo: Confira os jogadores que estão curados e os que testaram positivo para Coronavírus

