Home Futebol 10 reservas que entraram para marcar gols de título

10 reservas que entraram para marcar gols de título

O Torcedores.com lista 10 jogadores que saíram do banco de reservas, e ajudaram seus times em grandes decisões marcando o gol do título

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Sempre tem aquela decisão de campeonato que marca. Aquela goleada, aquela virada histórica ou aquela disputa de pênaltis. Mas quando falamos de futebol, o ‘improvável’ é algo que nos marca ainda mais. Um autor de gol improvável, ou aquele herói que sai do banco de reservas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Então, no dia do aniversário do belga Origi (um desses heróis vindos do banco), o Torcedores.com resolveu listar 10 jogadores que começaram na reserva em grandes decisões, mas entraram para marcar o gol do título.

10 reservas que entraram para marcar gols de título:

Cocada – Campeonato Carioca 1988

O Vasco tinha vencido o Flamengo por 2×1 no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, e na volta, precisava apenas de um empate pra se sagrar campeão. O jogo se arrastava pro final, quando Cocada, que havia entrado no lugar de Vivinho, soltou uma paulada de esquerda no ângulo. Golaço! A curiosidade é que Cocada entrou aos 41, marcou aos 44, e foi expulso aos 45 por ter tirado a camisa na comemoração.

PUBLICIDADE

Aílton – Brasileirão 1996

O Grêmio chegava na final do Brasileirão de 96 com a vantagem de ‘resultados iguais’ contra a Portuguesa. E a Lusa abriu 2×0 no jogo de ida em São Paulo. Na volta, o Grêmio abriu o placar com Paulo Nunes, e precisava de apenas um gol pra conquistar a taça. E coube à Aílton, a missão de entrar no lugar de Dinho aos 30 minutos do segundo tempo, e fazer o gol do título aos 39.

Trezeguet – Eurocopa 2000

A França empatava com a Itália por 1×1, na grande final da Eurocopa, e o jogo foi para a prorrogação. O gol dos franceses já havia sido marcado por um dos reservas. Wiltord entrou no lugar de Dugarry e empatou o jogo nos acréscimos do tempo normal. E a virada veio com mais um reserva. O atacante Trezeguet, que havia entrado no lugar de Djorkaeff, pegou cruzamento e emendou um balaço de esquerda, para dar o título para a França.

https://www.youtube.com/watch?v=4B7h_sp3TNg

Belletti – Champions League 2006

O super Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia era cheio de estrelas, mas o gol da maior glória catalã, também veio do banco. O lateral brasileiro Beletti entrou no lugar do titular Oleguer, e fez o gol da vitória por 2×1 em cima do Arsenal, na grande final da Champions League. Na jogada, o sueco Larsson acionou Belletti, que entrou na área batendo firme por baixo do goleiro.

PUBLICIDADE

Adriano Gabiru – Mundial de Clubes 2006

O torcedor do Internacional sonha até hoje com esse dia mágico. O mesmo Barcelona citado acima, sucumbiu para o time Colorado, pelo placar de 1×0, na final do Mundial de Clubes. O herói? O mais improvável. Adriano Gabiru, entrou no lugar de Fernandão no segundo tempo para puxar contra-ataque. Em um desses, Iarley fez jogadaça e acionou Gabiru, que bateu na saída de Valdes.

https://www.youtube.com/watch?v=r5ryenFEc8U

Gotze – Copa do Mundo 2014

O time da Alemanha acabava de assombrar o mundo, vencendo o anfitrião Brasil por 7×1 em uma semifinal de Copa do Mundo. Mas não teve a mesma facilidade na final contra a Argentina. A partida já se encaminhava para o fim da prorrogação, quando Gotze, que havia saído do banco de reservas, recebeu cruzamento, matou no peito, e marcou o gol do título alemão.

Éder – Eurocopa 2016

Já na Eurocopa de 2016, a final colocava frente a frente, uma França anfitriã e absoluta na competição, contra um time de Portugal que havia avançado aos trancos e barrancos. Para piorar, a equipe havia perdido seu principal craque, Cristiano Ronaldo com uma lesão. Assim como o último gol citado, foi na prorrogação que surgiu mais um herói improvável. O jovem Éder entrou no lugar de Renato Sanches, e acertou uma bomba de fora da área, para marcar o gol do título português.

PUBLICIDADE

Bale – Champions League 2018

E quando o banco de reservas tem um craque do nível de Gareth Bale? Pois é. O galês vinha de lesões e perdeu espaço na equipe titular. Mas na final da Champions League de 2018 contra o Liverpool, teve mais uma chance, quando entrou no lugar de Isco, e não a desperdiçou. Quando o jogo estava 1×1, marcou dois gols, sendo um deles, uma bicicleta antológica.

Vagner Love – Paulistão 2019

Com um pouco menos de grife, mas com a mesma estrela de Bale, Vagner Love foi o herói da vez no Campeonato Paulista de 2019. A final entre Corinthians x São Paulo estava 1×1, e tudo dava a crer que o duelo iria para os pênaltis. Love tinha entrado no lugar de Clayson e pouco havia tocado na bola. Até que Sornoza descolou passe milimétrico, para o atacante marcar de chapa e garantir o título alvinegro.

Origi – Champions League 2019

Para fechar essa lista, o aniversariante do dia. O belga Origi já havia sido herói na vitória por 4×0 contra o Barcelona na semifinal da Champions League. Na ocasião, o atacante substituiu Roberto Firmino que não teve condições de jogo, e marcou duas vezes na vitória histórica. Já na final contra o Tottenham, o brasileiro já estava recuperado e Origi ficou entre os reservas. A decisão estava 1×0 para os Reds, quando Origi entrou e mais uma vez foi decisivo, marcando o gol da vitória.

https://www.youtube.com/watch?v=j2ZQ-6Ip2UY

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS
7 carrascos de times brasileiros em finais de Libertadores

7 treinadores estrangeiros que decepcionaram no Brasil

8 craques argentinos que deixaram saudades no futebol brasileiro

PUBLICIDADE