Home Futebol Jornal espanhol divide clubes da LaLiga em “vagões” para indicar como cada um irá suportar a crise; Barcelona está entre os piores

Jornal espanhol divide clubes da LaLiga em “vagões” para indicar como cada um irá suportar a crise; Barcelona está entre os piores

Tendo em vista a pandemia de coronavírus que culminou com a pausa dos campeonatos de futebol, o “Marca” classificou a situação de cada clube da primeira divisão espanhola

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Fazendo uma analogia com um trem, o jornal espanhol “Marca” classificou a situação de enfretamento da crise de cada um dos clubes da LaLiga. Dividindo as equipes por “vagões”, o periódico indicou a capacidade de cada uma suportar a ausência do futebol e seus contratos de patrocínio, cotas de televisão e estádios sem jogos.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

O recesso atinge os 20 times da primeira divisão espanhola. Alguns sofrem um pouco mais e outros um pouco menos. Porém, é uma realidade para todos. Mas, por serem mais prejudicados, Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid acabam atraindo maior atenção. Enquanto a cota de televisão é o principal alicerce financeiro do restante das equipes, tantos os madrilenhos quanto os catalães possuem outras fontes de renda, tais como turismo futebolístico internacional, museus próprios, venda de camisas e bilheteria. Fatores que contribuem para a estabilidade dos cofres dos três gigantes.

Dessa forma, para a maioria o ideal seria retomar a LaLiga e realizar as partidas. Haveria perda de dinheiro da mesma maneira, porém numa quantidade aceitável. Caso contrário, perderiam muito mais recursos, mas ainda sim conseguiriam sobreviver. O mesmo não pode ser dito, por exemplo, do Barcelona.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJESTBkMXNkdyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Divisão dos “vagões”

Se mais partidas fossem disputadas, ou seja, se a primeira divisão espanhola retomasse as atividades, os clubes mais bem preparados para suportar a crise seriam esses: Real Madrid, Sevilla, Villarreal, Real Sociedad, Osasuna, Athletic Bilbao, Eibar, Celta, Leganés e Mallorca. Segundo o jornal, esses formariam a “locomotiva”.

Na zona intermediária, ou como o “Marca” classificou, os “vagões de passageiros”, está assim: Real Betis, Granada, Levante, Real Valladolid, Getafe e Alavés.

E por último, formando os “vagões da cauda”, dois grandes da Espanha encabeçam a lista: Barcelona, Atlético de Madrid, Valencia e Espanyol. Detalhe: os dois esquadrões da Catalunha estão inseridos entre os menos preparados para suportar a crise.

PUBLICIDADE

Por outro lado, sem partidas, isto é, sem o retorno do principal torneio espanhol algumas posições são alteradas. Mas o Barcelona mantém a sua vaga nos últimos “vagões” e o Real Madrid continua ostentando seu lugar na “locomotiva”.

Barcelona, o mais afetado

O Barcelona acaba sendo o mais afetado por conta de todo o cenário atual. E a conclusão para isso é simples: os catalães contam com o elenco mais caro de toda a LaLiga. Daí a urgência na redução dos salários de seus funcionários e outras movimentações. Apesar disso, poucas equipes no mundo possuem o poder de recuperação da equipe blaugrana, porém a estratégia financeira para os próximos anos deve mudar de forma considerável.

Real Madrid, um dos mais bem preparados

O grande rival do Barça enfrenta o recesso de outra maneira. Embora seja afetado diretamente por aspectos como bilheteria, venda de camisas etc., citados anteriormente, o Real Madrid possui uma “reserva” em caixa avantajada. Anualmente, os merengues divulgam relatórios de tesouraria. Com base nos últimos indicadores, o clube tem totais condições de encarar tranquilamente a falta de “entradas”. Mas, vale ressaltar, caso nenhuma competição seja reiniciada, os madrilenhos provavelmente ingressariam nos “vagões de passageiros”, ou seja, na zona intermediária.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Luis Suárez é apenas o sexto em lista de jogadores mais valiosos do Uruguai; confira o Top-10

“Maior jogo do mundo” decidiu título brasileiro de 1962