Home Basquete Jornal lista os 10 melhores treinadores da história da NBA

Jornal lista os 10 melhores treinadores da história da NBA

Gregg Popovich e Steve Kerr são os únicos treinadores em atividade na NBA que estão presentes na lista de 10 melhores comandantes da história da liga

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A NBA é feita de times históricos, jogadores lendários e, claro, treinadores que comandam os elencos mágicos. O jornal espanhol AS listou os 10 melhores técnicos da história da liga com destaque para dois nomes que continuam em atividade.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

10 – Rudy Tomjanovich

De 1991 a 2005, Rudy Tomjanovich esteve a frente de duas equipes: Houston Rockets e Los Angeles Lakers. O treinador foi o único a quebrar a sequência de seis títulos em oito anos do Chicago Bulls com a franquia texana e tem um ótimo desempenho na carreira. Com 56% de aproveitamento na temporada regular (527 vitórias e 416 derrotas) e 57% em playoffs (51-39), tem os playoffs de 1995 como o grande ponto da carreira.

Depois de terminar em sexto na temporada regular, os Rockets foram para a pós-temporada e derrubaram Seattle SuperSonics, Utah Jazz e Phoenix Suns até vencer o Magic na final, em todas as séries tendo a desvantagem de decidir fora de casa.

PUBLICIDADE

9 – Lenny Wilkens

Durante quase quatro décadas, Lenny Wilkens viveu revoluções, eras e grandes equipes na NBA. O treinador esteve a frente de Seattle SuperSonics, Portland Trail Blazers, Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Toronto Raptors e New York Knicks atuando como treinador e também como jogador.

Como treinador conquistou diversos prêmios entre eles treinador do ano (1994), 4 vezes treinador no All Star Game, a pessoa que mais participou de jogos da NBA como treinador e técnico (3319 jogos) e entrou para o Hall da Fama do basquete como treinador em 1998.

8 – Larry Brown

Outro treinador que atravessou décadas na NBA está presente entre os 10 maiores de todos os tempos. Em 49 anos na liga, Larry Brown passou por 10 equipes na carreira entre elas Charlotte Bobcats, San Antonio Spurs, Philadelphia 76ers e Detroit Pistons, onde foi campeão na final contra os Lakers em 2004.

Em todas as equipes que passou, Brown não teve trabalhos considerados de longo prazo. O maior tempo de permanência foi nos 76ers  onde ficou por 6 anos, mas em média foram quatro anos em cada equipe e uma marca registrada: a defesa forte e quase impenetrável.

PUBLICIDADE

7 – Steve Kerr

Em pouco tempo de NBA, Steve Kerr é considerado um dos maiores nomes da história. Sua história no Golden State Warriors que começou em 2015 o credencia para aumentar ainda mais a lista de conquista. Nos cinco primeiros anos, o comandante conseguiu alcançar as finais em todos os anos sendo campeão três vezes e uma vez como treinador do ano.

Os aprendizados de Phil Jackson e Gregg Popovich alçaram o jovem comandante a lapidar estrelas como Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green e comandar um time que sempre conseguiu 57 vitórias no mínimo, quebrou inúmeros recordes em chutes contra o aro e o histórico de 73 vitórias e 9 derrotas em uma única temporada regular.

6 – Chuck Daly

18 anos foram o suficiente para alcançar algumas façanhas na carreira. Chuck Daly comandou Cavaliers, Nets, Pistons e Magic com dois títulos da NBA, uma vez o melhor treinador do ano e incríveis 12 classificações aos playoffs em 14 temporadas. Em toda a carreira, o treinador conseguiu 59% de aproveitamento na temporada regular e nos playoffs.

5 – Don Nelson

Lendário pelos feitos, o estilo de jogo, mas que nunca conseguiu conquistar um anel de campeão. As passagens por Warriors, Bucks, Knicks e Mavericks mostraram um jogo de imposição muito a frente do seu tempo. Apesar de não ter conquistado um título, Don Nelson está entre os maiores do esporte.

PUBLICIDADE

4 – Red Auerbach

Em 20 anos de NBA, Red Auerbach esteve a frente de uma das maiores dinastias de todos os tempos. Comandando o Boston Celtics, o treinador conseguiu vencer o campeonato nove vezes e chegar a pós-temporada em 19 das 20 vezes na liga. Com Bill Russell no elenco da equipe verde, o treinador entrou para a história com a franquia em uma das épocas mais marcantes para a franquia e para os amantes da bola laranja. É o segundo treinador mais vencedor da história atras apenas de Phil Jackson.

3 – Gregg Popovich

Outro treinador lendário é Gregg Popovich e o San Antonio Spurs. Com um estilo genuinamente defensivo, mas que teve peças totalmente ofensivas, o técnico tem no currículo cinco títulos, três títulos de melhor treinador do ano, 22 classificações consecutivas aos playoffs em pouco mais de três décadas a frente do mesmo time.

Além das conquistas, o treinador ainda soma o emprego de treinador da seleção dos Estados Unidos em Olimpíadas e Copa do Mundo e também o notável fato de ter comandado estrelas de diferentes gerações como Kawhi Leonard, Manu Ginobilli, Tony Parker e etc.

2 – Pat Riley

Foram 16 anos de Pat Riley no Miami Heat, Los Angeles Lakers e New York Knicks. Comandando três das principais franquias da história da NBA, o treinador conquistou 1210 vitórias e 1904 jogos. Foram cinco anéis de campeão, 18 de 21 temporadas em que a equipe chegou aos playoffs conquistando mais de 50 vitórias.

PUBLICIDADE

1 – Phil Jackson

Simplesmente o maior campeão da história da NBA com 11 títulos. Phil Jackson comandou Chicago Bulls e Los Angeles Lakers em eras de ouro com direito a marca de 72 vitórias e 10 derrotas que ficou até 2015 como a maior campanha da temporada regular – o recorde foi batido pelos Warriors de Steve Kerr.

Além da bagagem fantástica e os recordes alcançados, Phil Jackson foi responsável por gerenciar elencos de grandes talentos e egos enormes. Nomes como Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Paul Gasol e Dennis Rodman foram comandados por Jackson nas passagens por Chicago e Los Angeles.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Camisa lendária de Michael Jordan é leiloada por R$ 1,1 milhão

Retorno da NBA é esperado por LeBron James e Lakers em meio a expectativa de chegar a final

Provável primeira escolha do Draft NFL 2020, Joe Burrow imagina jogo na NBA: “Eu faria de 12 a 15 pontos”