Home Futebol Lesão no joelho de Ronaldo na Inter completa 20 anos; relembre a história

Lesão no joelho de Ronaldo na Inter completa 20 anos; relembre a história

Lesão que quase encerrou a carreira do Fenômeno foi num dia 12 de abril de 2000, em uma partida da Inter de Milão contra a Lazio

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Neste domingo (12), a Rede Globo reprisou a final da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Alemanha, na qual Ronaldo foi o principal astro da partida que rendeu ao Brasil o pentacampeonato mundial. Ironicamente, o dia (12 de abril) foi, há 20 anos atrás, também  o de uma tragédia que quase encerrou a carreira do Fenômeno.

PUBLICIDADE

Em 12 de abril de 2000, Ronaldo sentiu uma lesão no joelho na final da Supercopa da Itália entre Inter de Milão, time que defendia na época e a Lazio, em Roma. O brasileiro, que já vinha em recuperação de outra lesão, entrou durante a partida aos 13 minutos do segundo tempo do jogo.

Poucos minutos depois, a lesão. Ao tentar um drible em Fernando Couto, o atacante rompeu o tendão patelar do joelho e desabou no gramado do Estádio Olímpico de Roma chorando. A lesão foi vista pelo mundo inteiro, em imagens que chocaram o futebol.

PUBLICIDADE

O choro deu lugar a uma longa batalha com cirurgia, fisioterapia e recuperação que durou quase um ano e colocou em xeque o futuro de Ronaldo no futebol. A alta foi apenas em março de 2001 e a volta aos jogos oficiais aconteceria apenas em novembro do mesmo ano, contra o Lecce.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJQRHg4R3puaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Além da carreira, sua participação na seleção brasileira e na Copa de 2002 se tornou uma grande incógnita. Contra todas as dúvidas e as pressões que queriam Romário convocado, Ronaldo voltou a jogar pela seleção em amistoso contra a Iugoslávia, em 2002, com a confiança de Felipão.

O então técnico da seleção brasileira confiou tanto na recuperação do Fenômeno que o convocou para a Copa mesmo ainda com as dúvidas se poderia voltar a jogar em alto nível. Os oito gols na Copa (inclusive os dois sobre a Alemanha na decisão), o pentacampeonato mundial e a consagração definitiva da superação do atacante foram a resposta que colocaram o jogador de vez como ídolo do futebol do Brasil.

PUBLICIDADE

Ironicamente, na data em que a final que marcou sua ‘ressurreição’ para o futebol foi retransmitida pela principal TV do país, Ronaldo sofreu a lesão que quase o tirou do futebol. E que marcaria sua carreira para sempre.

LEIA MAIS

Meia do Liverpool, Xherdan Shaqiri revela ser fã de Ronaldo Fenômeno: “Fiz o corte de cabelo do triângulo”