Home Futebol Maiores ídolos do Internacional, que completa 111 anos hoje

Maiores ídolos do Internacional, que completa 111 anos hoje

No aniversário de 111 anos do Colorado, relembre os grandes craques que fizeram história no clube

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro merece os ‘parabéns’ hoje. O Sport Club Internacional completa mais um ano de fundação neste sábado, 4 de abril. Aliás, o clube do Sul do país comemora nada mais nada menos do que 111 anos de uma linda e rica história no esporte da bola redonda.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

Dessa forma, o Torcedores.com decidiu relembrar os maiores ídolos da agremiação centenária. De Falcão, passando por Adriano Gabiru, a D’Alessandro veja abaixo grandes nomes que fizeram história no Internacional. Lembrando que não é uma lista do mais importante para o menos importante:

Figueroa

O chileno é quase sempre citado como sendo um dos maiores ídolos da história do Colorado. Na década de 1970, ao lado de Falcão, o zagueiro-central ostentava o posto de craque da equipe. Inclusive, Figueroa possuía um lema, criado por ele próprio. “A área é a minha casa, aqui só entra quem eu quero”, dizia ao se referir ao âmbito defendido.

PUBLICIDADE

Com a camisa do Internacional, Elias Ricardo Figueroa Brander jogou de 1971 a 1977. E conquistou oito títulos. Entre eles o bicampeonato nacional em 1975 e 1976.

Falcão

Esse dispensa apresentações. Revelado no clube de Porto Alegre, Falcão levou a equipe ao tricampeonato brasileiro entre os anos de 1973 e 1980, período que vestiu a camisa vermelha e branca. Dono de uma técnica apurada e enorme talento, sendo também protagonista na seleção brasileira, o ex-meia foi essencial nos oito troféus que levantou defendendo o clube.

Um fato curioso sobre Paulo Roberto Falcão: ele ajudou na construção do Estádio Beira-Rio. Já nas categorias de base do Colorado, o garoto Falcão auxiliava seu pai ao carregar tijolos para a construção do local.

Carlitos

Talvez desconhecido para a maioria, mas eternamente guardado nos corações dos torcedores colorados. Esse é Carlitos, ninguém mais ninguém menos do que o maior goleador da história do Internacional de Porto Alegre. Ao longo de 14 temporadas (de 1938 a 1951), o atacante marcou incríveis 485 gols em 384 partidas, desses 42 em Gre-Nais.

PUBLICIDADE

Além disso, ele formou o famoso ataque “Rolo Compressor” nos anos 40 ao lado de Tesourinha e Adãozinho.

Claudiomiro

Claudiomiro é simplesmente o autor do primeiro gol do Beira-Rio. Ele chegou ao Internacional com apenas 13 anos de idade e só saiu de lá após levantar seis troféus. Ele é o terceiro na lista de maiores artilheiros do clube com 210 tentos anotados.

Adriano Gabiru

Está aí um herói improvável. Longe de ser um craque dentro das quatro linhas, Adriano Gabiru gravou seu nome na história do aniversariante do dia ao balançar as redes do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na final do Mundial de Clubes de 2006 – o único do clube. O ex-meia anotou o único tento daquela partida, o que foi suficiente para o título.

Valdomiro

Outro membro do esquadrão colorado da década de 1970, Valdomiro é simplesmente o jogador que mais partidas fez pelo Sport Club Internacional. Ao todo, de 1968 a 1980, foram mais de 800 jogos oficiais com a camisa do time do Sul.

PUBLICIDADE

Fernandão

Ídolo recente do Colorado, o saudoso atacante, morto em 2014, deixou um enorme vazio nos corações colorados. Dotado de um faro de gol apurado, Fernandão chegou ao Inter em 2004. E no mês de julho daquele ano fez sua estreia justamente num Gre-Nal, o de número 360. O artilheiro entrou no segundo tempo do jogo, mas deixou a sua marca. Marca histórica. Depois de cruzamento de Élder Granja, Fernandão testou firme e venceu o goleiro gremista para marcar o gol de número mil na história dos Gre-Nais.

O ‘Eterno Capitão’, como também é conhecido, conquistou títulos importantes com a camisa do Internacional. Entre eles a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes, ambos em 2006. Após sua morte, acabou sendo homenageado pelo clube com uma estátua no pátio do Estádio Beira-Rio.

Dunga

O ex-volante começou e encerrou a carreira no clube gaúcho. Tetracampeão do mundo com a seleção brasileira, Dunga venceu três Campeonatos Gaúcho com o Colorado, sendo um deles como técnico.

Taffarel

Mais um da lista que foi revelado nas categorias de base do Inter, Taffarel passou seis temporadas por lá. Apesar disso, não conquistou nenhuma taça. Vale ressaltar que no primeiro teste para entrar no clube, em 1983, o ex-goleiro recebeu um ‘não’ como resposta. Dois anos mais tarde veio a segunda tentativa e a aprovação.

PUBLICIDADE

Índio

Prepare-se para os números: 10 temporadas, 391 aparições em campo, 33 gols marcados e 15 títulos. Foi justamente dessa maneira que Índio, ou Marco Antônio de Lima, contribuiu na centenária trajetória do Sport Club Internacional. Nada mal.

D’Alessandro

O único da lista que ainda está em atividade e o melhor: no Internacional. Atual camisa 10 e capitão da equipe, Andrés D’Alessandro é o terceiro jogador que mais vestiu o manto vermelho e branco, está atrás somente de Valdomiro e Bibiano Pontes. São mais de 480 partidas realizadas pelo Colorado.

Pelo Inter, o argentino venceu a Copa Libertadores da América de 2010, a Copa Sul-Americana de 2008, a Copa Suruga de 2009 e a Recopa Sul-Americana de 2011, além de oito Campeonatos Gaúcho.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

“Maior jogo do mundo” decidiu título brasileiro de 1962

Palmeiras homenageia Ademir da Guia