Home Futebol Mkhitaryan lembra genocídio armênio e pede: “Vamos respeitar a vida”

Mkhitaryan lembra genocídio armênio e pede: “Vamos respeitar a vida”

Meia usou as redes sociais para relembrar o 105º aniversário da tragédia, que resultou em morte de 1,5 milhão de pessoas

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

“Devemos estar em casa neste 24 de Abril”. Assim começa a publicação de Henrikh Mkhitaryan para homenagear o 105º aniversário do genocídio armênio. Ele usou as redes sociais para prestar a homenagem e pediu para que a vida seja respeitada durante esse momento.

PUBLICIDADE

“Devemos estar em casa neste 24 de abril. Mas, ainda ficamos juntos para celebrar os 105 anos do genocídio armênio. Vamos respeitar a memória, vamos respeitar a vida”, escreveu o meia da Roma.

Mkhitaryan é conhecido por seu apoio à causa. O genocídio foi um dos fatos históricos mais cruéis. Entre 1915 e 1918, o império Turco-Otomano autorizou um projeto que foi chamado de problema armênio, com a proposta de extermínio de toda população armênia. Cerca de dois terços morreram.

O holocausto se iniciou no dia 24 de Abril de 1915, um Sábado de Aleluia. A polícia otomana prendeu 600 intelectuais, políticos e religiosos armênios, que foram acusados pelo império turco-otomano de conspiração e os executou em praça pública

PUBLICIDADE

Atualmente na Roma, Mkhitaryan tem contrato de empréstimo apenas de uma temporada. O Arsenal, detentor dos direitos, optou por ceder o jogador devido à perda de espaço e às lesões. No time italiano, disputou 17 partidas, com seis gols e quatro assistências no total.

Mkhitaryan tem história na causa

O meia fez história na Premier League ao ser o primeiro armênio a marcar um gol na vitória do Manchester United sobre o Tottenham na temporada 2016/17 por 1×0. Além disso, empilhou troféus ao ganhar Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Liga Europa. Transferiu ao Arsenal em janeiro de 2018.

Mkhitaryan também ficou marcado por episódio na última Liga Europa. Ele optou por não jogar a final da temporada 2018/2019 entre Arsenal e Chelsea. O motivo? A partida única seria disputada em Baku, capital do Azerbaijão, país que tem conflitos políticos com a Armênia.

LEIA MAIS
Mercado da bola: 11 jogadores do futebol europeu que estão sem contrato no fim de ano

PUBLICIDADE

Futebol internacional: jogos de sábado têm pênalti cometido por brasileiro, clássicos, gol anulado de CR7 e estreia de Coutinho