Home Outros Esportes NFL: as cinco maiores decepções das primeiras rodadas dos drafts do século XXI

NFL: as cinco maiores decepções das primeiras rodadas dos drafts do século XXI

Evento de recrutamento de jogadores do futebol americano universitário é a chance de um time se reconstruir, mas nem sempre as escolhas dão certo

Jonatas Pacheco
Colaborador do Torcedores.com.

O mês de abril é especial para os torcedores e para os times da NFL. É neste mês que acontece o draft, evento de recrutamento dos jogadores de futebol americano universitário. Apesar das suspensões das competições esportivas por conta da pandemia do coronavírus, Roger Goddell, comissário da liga, confirmou a realização entre os dias 23 e 25.

PUBLICIDADE

O draft é uma das principais formas de uma franquia se reestruturar e montar um elenco para disputar o título em alguns anos. A primeira rodada do recrutamento é televisionada para diversos países, e é onde os jogadores com o maior potencial são selecionados.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mas nem sempre as escolhas de primeira rodada se consolidam e entregam o que é esperado na NFL. O Torcedores.com traz uma lista com as cinco maiores decepções dos drafts no século XXI.

PUBLICIDADE

5 – Luke Joeckel – Offensive lineman – Draft 2013 – Jacksonville Jaguars

Divulgação/Jacksonville Jaguars

Formado na Universidade Texas A&M, Luke Joeckel foi um dos melhores jogadores de linha ofensiva entre os anos de 2010 e 2012, no futebol americano universitário. Atuando como left tackle, o jogador fez parte de uma unidade extremamente eficiente protegendo o quarterback e abrindo espaços para o jogo corrido.

O ano de 2012 foi especial para Joeckel. O left tackle foi eleito o melhor jogador de linha ofensiva do College e selecionado de forma unânime para o time ideal da temporada. A grande carreira no futebol universitário rendeu a segunda escolha geral no draft de 2013, quando foi selecionado pelo Jacksonville Jaguars.

Apesar da grande expectativa, Luke Joeckel não rendeu o esperado na NFL, quando foi remanejado para guard. No total, foram apenas cinco anos na liga, sendo quatro pelos Jaguars e uma pelos Seahawks, e 50 partidas disputadas.

PUBLICIDADE

4 – Dee Milliner – Cornerback – Draft 2013 – New York Jets

Reprodução/NFL Throwback

Dee Milliner teve uma carreira irrepreensível pela Universidade de Alabama. Bicampeão nacional e selecionado de forma unânime para o time da temporada em 2012, o cornerback tinha tudo para se tornar um dos melhores da posição na NFL.

Selecionado pelo New York Jets na nona escolha do draft de 2013, o que se viu foi um Dee Milliner bem diferente do College. Após uma primeira temporada razoável, o cornerback enfrentou lesões em 2014 e não conseguiu se recuperar em 2015.

Os Jets decidiram dispensar Dee Milliner em 2016. No total, foram apenas 21 partidas disputadas em 48 possíveis, nas três temporadas pela equipe. Desde então, o jogador não atuou mais.

PUBLICIDADE

3 – Johnny Manziel – Quarterback – Draft 2014 – Cleveland Browns

Reprodução/NFL Throwback

Vencedor do Heisman Trophy em 2012, prêmio dado ao melhor jogador da temporada do futebol americano universitário, Johnny Manziel fez história na Texas A&M. E era esperado que o quarterback fosse o franchise player do Cleveland Browns, a partir de 2014.

Selecionado na 22ª escolha do draft de 2014, Manziel acabou não correspondendo às expectativas e se envolveu em polêmicas fora de campo, que acabaram minando suas chances na NFL.

No total, foram apenas duas temporadas na liga, somando sete touchdowns e sete interceptações. Desde 2018, “Johnny Football” tenta recuperar a carreira na Canadian Football League, mas sem sucesso até aqui.

PUBLICIDADE

2 – Trent Richardson – Running back – Draft 2012 – Cleveland Browns

Divulgação/Cleveland Browns

O Cleveland Browns fez várias decisões questionáveis nos últimos drafts, mas em 2012, selecionar Trent Richardson na terceira escolha não parecia ser uma delas.

Trent Richardson fez parte de um grupo bicampeão nacional pela Universidade de Alabama e de uma unidade de jogo corrida que fez história. Junto com Eddie Lacy e Mark Ingram, o trio era a principal força ofensiva da equipe, que também contou com o wide receiver Julio Jones.

Mas a carreira de Richardson na NFL foi uma grande decepção. A primeira temporada com os Browns ainda rendeu 11 touchdowns para o running back, que acabou sendo trocado em 2013 com os Colts, por uma escolha de primeira rodada do draft de 2014.

PUBLICIDADE

A troca foi excelente para os Browns e péssima para os Colts. Em dois anos na franquia de Indianapolis, Trent Richardson anotou apenas seis touchdowns e acabou sendo dispensado em 2015. O running back ainda assinou contratos com os Raiders e com os Ravens, em 2015 e 2016, respectivamente, mas não disputou partidas pelas equipes.

1 – JaMarcus Russell – Quarterback – Draft 2007 – Oakland Raiders

Reprodução/NFL Throwback

JaMarcus Russell era considerado o quarteback ideal no draft de 2007. Formado na LSU, Russell impressionava pelo tamanho, força no braço e principalmente pela agilidade para um jogador da posição. E com a primeira escolha geral, o Oakland Raiders não teve dúvidas em selecioná-lo.

Pela LSU, JaMarcus Russell lançou para 52 touchdowns e 21 interceptações em três anos, números bons para um quarterback no College. Mas o desempenho na NFL foi muito abaixo.

PUBLICIDADE

Com a camisa do Oakland Raiders, Russell disputou três temporadas. Em 31 jogos, foram apenas 18 touchdowns e 23 interceptações. Além disso, o quarterback somou 25 fumbles sofridos e 15 perdidos.

A expectativa da franquia de Oakland era ter em JaMarcus Russell o seu franchise player por muitos anos, mas a realidade foi uma grande decepção. Em 2010, Russell foi cortado do elenco dos Raiders e não voltou mais à NFL, apesar de retornar em 2013 e 2016.

LEIA MAIS

NFL: New England Patriots dispensam QB Cody Kessler

PUBLICIDADE

NFL: Quais os 31 jogadores que mais ganharam dinheiro na liga

NFL: Médico garante que Tua Tagovailoa está totalmente recuperado