O chefe executivo da Premier League, Richard Masters, alertou aos clubes que a liga poderá ter perdas significativas dependendo do desfecho da atual temporada, comprometida pelo novo coronavírus.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Estas perdas não estão relacionadas apenas ao aspecto financeiro. Uma das maiores preocupações seria o fechamento de alguns clubes menores da Inglaterra e da própria Premier League.
A liga inclusive propôs à Associação Profissional de Jogadores uma redução de 30% no salário de todos os jogadores de todos os 20 clubes da liga. Porém, a associação criticou esta medida.
Alguns dos jogadores mais experientes estão negociando com seus clubes algumas propostas para cortes de gastos desde o último final de semana. As conversas têm sido tensas, segundo a imprensa inglesa.
Embates entre Premier League e governo britânico
O executivo Richard Masters, na defesa aos clubes da Premier League, afirmou que os mesmos poderiam utilizar a programa de licenciamento dos funcionamentos, cortando os salários em 20%.
Estes salários são obtidos diretamente com o governo britânico e devem ser requeridos individualmente pelos funcionários, sem a intermediação das empresas (neste caso, dos clubes).
Entretanto, o comitê de Esporte/Cultura/Mídia e Digital da Inglaterra, presidido por Julian Knight, criticou esta proposta, afirmando que o futebol de elite do país é um “vácuo moral”.
“O esquema de licença anunciado pelo governo destina-se a toda a economia, incluindo muitas empresas que podem ser consideradas entretenimento ou dependentes de talentos de elite.
Porém, os clubes precisarão tomar essas decisões individualmente com base em suas próprias previsões, pois cada clube terá sua própria posição.
Passou da hora de a Premier League parar de defender o indefensável.”
Julian Knight
Após esta declaração de um representante do governo, o presidente da Football Association (FA), Greg Clarke, afirmou que este deveria ser o momento de todos se juntarem para salvar o futebol inglês.
A FA é responsável pelas seleções inglesas de futebol. Na última segunda-feira (7), os salários dos técnicos Gareth Southgate (seleção masculina) e Phil Neville (seleção feminina) sofreram reajuste de 30%.
“Chegou a hora das partes interessadas concordarem com uma causa comum para salvar nosso jogo. Contribua. O futebol é um jogo em equipe e agora é a hora do trabalho em equipe
Estamos empenhados em terminar a temporada de futebol profissional, pois isso resolve os problemas de acesso e rebaixamento, juntamente com os vencedores do título por mérito.
No entanto, podemos não ser capazes de terminar a temporada, pois o futebol não é nossa prioridade – a vida humana é – e faremos o que o governo mandar diante da atual pandemia.”
Greg Clarke
O prejuízo financeiro da Premier League poderá chegar à 1 bilhão de libras, o equivalente à pocuo mais de 6 bilhões de reais na cotação atual.
Com informações de BBC.com
LEIA MAIS
Premier League anuncia suspensão das atividades por tempo indeterminado e propõe redução salarial
Associação que representa jogadores da Premier League recusa proposta de redução salarial de 30%

