Home Vida Saudável Quarentena: como tornar o home office menos estressante?

Quarentena: como tornar o home office menos estressante?

Veja algumas dicas para não se estressar tanto nessa fase de quarentena e home office

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

A pandemia de coronavírus colocou um monte de gente dentro de casa. Já que a principal medida para conter o avanço do COVID-19 é manter as pessoas isoladas. Alguns trabalhos, como o atendimento em lojas presenciais, não são possíveis com essa configuração de mundo. Já outros, como design em agências de publicidade, podem ser realizados remotamente.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nesse sentido, o home office (ou trabalho em casa, em pleno português) se tornou a saída para muitas empresas. Porém, para os profissionais que não estão nada acostumados com essa rotina, pode ser muito difícil manter a produtividade dentro do próprio lar. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar e tornar as tarefas menos esportivas. Confira!

Escolha um local próprio

Ficar com o notebook no colo deitado na cama não é a maneira mais produtiva para o home office. Pense que, se você estiver em locais como esse, seu corpo vai sentir ainda mais vontade de repousar e dormir, sentindo estresse por precisar trabalhar. Agora, se você arruma a mesa e separa um espaço apenas para as horas de labuta, é possível condicionar sua mente para o trabalho e melhorar a disposição.

PUBLICIDADE

Arrume-se

Não é completamente necessário vestir o terno e a gravata. Porém, é positivo ao menos tomar um banho, escovar os dentes e tirar o pijama. Lembre-se de que, tudo que remete a ficar à toa, vai tornar mais difícil o processo de concentração para o trabalho. Por isso, vista-se com uma roupa mais confortável e aja como se estivesse indo para o escritório.

Faça pausas

No trabalho, é comum que você precise levantar uma série de vezes. De alguma maneira, isso te ajuda a espairecer a cabeça. Em casa, mantenha as mesmas pausas, saindo para tomar uma água ou um café. Apenas tome cuidado para não abrir vídeos no YouTube ou ligar a TV e perder mais tempo do que o necessário.

Exercite-se

Aproveite os momentos de pausa para movimentar o corpo, esticar as pernas e se alongar. O pescoço e a coluna podem sofrer mais nessa época, principalmente se você não tiver cadeiras e mesas ergonomicamente eficientes em casa. Portanto, crie o hábito de ajeitar os músculos e não ficar todo o tempo na mesma posição.

Crie o seu ambiente

Em casa você terá mais liberdade para colocar música na caixa de som ou deixar o ar-condicionado ligado no máximo. Dessa maneira, adapte a sua casa para criar um ambiente agradável para o seu dia, utilizando o que você tem próximo de si.

PUBLICIDADE

Não se cobre tanto

As pessoas precisam manter a produtividade, é um fato. Porém, é praticamente impossível ter o mesmo desempenho em casa se o seu trabalho é todo voltado para a presença no escritório. Além do mais, a quarentena é por si só um momento completamente estressante, já que você está pensando em uma série de outras coisas. Logo, não se cobre absurdamente para entregar uma eficiência perfeita. Concentre-se em dar o máximo de si, mas sem um exagero absurdo e desgastante.

Faça exercícios de relaxamento

É possível fazer bons exercícios de yoga, pilates, meditação e outras modalidades que favorecem o relaxamento. Nos momentos livres, procure criar um espaço em casa para ficar tranquilo, fechar os olhos e se acalmar.

LEIA MAIS

Coronavírus: o que pode e o que não pode fazer durante a quarentena?