Home Vida Saudável Saiba quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade

Saiba quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade

Com a pandemia do coronavírus, é muito importante manter uma boa alimentação e fortalecer o sistema imunológico

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

No Brasil, até a tarde de terça (7), a pandemia do coronavírus registrou 13.717 casos confirmados, com 667 vítimas fatais, o que representa uma taxa de letalidade de 4,9%. Portanto, é muito importante fortalecer e manter a imunidade constantemente em alta para se ter uma vida mais saudável e oferecer condições ao organismo de se defender do contágio dessa e de outras infecções, principalmente com a proximidade do inverno, época do ano em que as pessoas ficam mais suscetíveis à gripes e resfriados, por exemplo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Falta de atividade física regular, estresse, sedentarismo, fadiga excessiva e perda de peso sem motivo aparente são alguns aspectos que favorecem e estão relacionados ao enfraquecimento da imunidade, o que fragiliza a capacidade de defesa do organismo contra vírus e bactérias.

Segundo nutricionistas, alimentar-se corretamente está diretamente associado ao fortalecimento do sistema imunológico, já que a ausência de alguns minerais e vitaminas altera negativamente o funcionamento das células do corpo humano.

PUBLICIDADE

Laranja, limão, acerola, tangerina e morango, por exemplo, são frutas cítricas com elevado teor de vitamina C, que ajudam a reduzir os danos às células e fortificam a imunidade. Além de aumentar a resistência do corpo diante de infecções, essas frutas facilitam a absorção de nutrientes de outros gêneros alimentícios pelo organismo.

O iogurte natural, aquele feito de leite e fermento lácteo, possui lactobacilos que ajudam no combate contra infecções e bactérias, além de favorecer o bom funcionamento da flora intestinal.

Couve, chicória, pimentão, brócolis, rúcula e espinafre, entre outros vegetais verde-escuros, também são alimentos ricos em fibras, ferro, minerais, antioxidantes e vitaminas que potencializam o sistema de defesa do corpo e servem como “alimento” para células imunes.

Carnes, se consumidas nas quantidades consideradas ideais, possuem aminoácidos, ferro, zinco e vitamina B12, auxiliando no fortalecimento e aumento da imunidade.

PUBLICIDADE

Agindo especialmente nas infecções presentes na garganta, o gengibre tem função bactericida e, rico em antioxidantes e vitaminas, atua diretamente para a melhora do sistema imunológico. Pode ser ingerido com mel, outro forte aliado para combater infecções. No entanto, com alto nível de carboidratos simples, o consumo excessivo de mel pode causar obesidade.

A beterraba fortalece a imunidade e age contra os efeitos do envelhecimento através da vitamina C, sendo seu consumo também bastante importante para ajudar no controle da pressão arterial, devido ao elevado valor de potássio. Com alto teor de licopeno, o tomate também atua diante do envelhecimento das células e contra doenças cardiovasculares.

Importante na absorção de nutrientes como o cálcio, por exemplo, imprescindível no fortalecimento dos ossos, a cebola é ainda um anti-inflamatório natural que ajuda a diminuir o sódio e o sal nas refeições, além de servir como ingrediente que dá sabor aos alimentos ao lado do alho, outro ítem valioso do cardápio que atua na resistência à resfriados, gripes, inflamações e infecções.

Castanhas possuem linfócitos B, zinco, selênio e vitamina E que produzem anticorpos e aumentam a capacidade de imunização, neutralizando radicas livres e ajudando na prevenção de falhas em membranas de células. O consumo recomendado por nutricionistas é de uma castanha por dia, uma vez que são calóricas e podem provocar intoxicação.

PUBLICIDADE

Beber água é extremamente saudável e indispensável para a hidratação e o fortalecimento da imunidade do corpo humano, sendo essencial para todas as reações bioquímicas das células e fundamental em períodos de convalescença.

Por outro lado, nutricionistas apontam que a gordura saturada presente em carnes gordas e no bacon, por exemplo, devem ser evitadas porque agem no sentido contrário e ajudam a enfraquecer o sistema imunológico, assim como os alimentos processados e o excesso de açúcar que, além de dificultar a recuperação do organismo, projeta a eliminação de nutrientes importantes no combate à infecções.

LEIA MAIS

Quais são os benefícios do Ômega 3?

Mantenha o foco: 7 exercícios para aumentar sua concentração

Saiba quais são os benefícios do óleo de prímula