Home Futebol Santos, Flamengo e mais: relembre os 6 clubes brasileiros que já disputaram o Troféu Joan Gamper

Santos, Flamengo e mais: relembre os 6 clubes brasileiros que já disputaram o Troféu Joan Gamper

Último time brasileiro a entrar em campo no torneio organizado pelo Barcelona foi a Chapecoense, em 2017

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Troféu Joan Gamper é organizado pelo Barcelona desde 1966 para homenagear o ex-atleta que batiza o torneio, que também foi um dos fundadores e presidente do clube em várias ocasiões entre 1908 e 1925.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para realizar o torneio amistoso, geralmente disputado em agosto, antes do início oficial da temproada europeia, o Barcelona convida vários grandes clubes do futebol mundial, sejam eles da Europa ou de outras localidades.

Entre os vários convidados, seis times brasileiros já estiveram presentes no Troféu Joan Gamper desde seu início. Alguns deles, inclusive, estiveram na disputa por mais de uma vez.

PUBLICIDADE

Saiba quais foram os seis clubes convidados pelo Barcelona para disputar o Troféu Joan Gamper:

Flamengo
Em 1968, quando o torneio ainda era disputado por quatro equipes, o Flamengo chegou à final, mas perdeu para o próprio Barcelona por 5 a 4.

Vasco
O rival do Flamengo é o brasileiro que um dos que mais disputou o torneio, tendo sido convidado em três oportunidades. Em 1972 o Vasco parou nas semifinais e não avançou. Em 1980 a equipe chegou à final, mas perdeu para o Barcelona por 2 a 1. Em 1981 ficou mais uma vez na semifinal e venceu o inglês Ipswich Town por 2 a 1 na disputa de terceiro e quarto lugares.

Botafogo
Outro clube carioca que foi convidado pelo Barcelona para disputar o torneio foi o Botafogo, que disputou em 1978 e também parou na semifinal.

PUBLICIDADE

Internacional
O Inter foi o primeiro clube de fora do Rio de Janeiro a ser convidado pelo Barcelona e também o primeiro e único brasileiro a vencer o Troféu Joan Gamper. A equipe bateu o Manchester City na decisão, quando venceu por 2 a 1. A equipe voltou ao torneio amistoso em 1989, mas ficou em quarto lugar, e em 1991, quando ficou em terceiro.

Santos
O Santos participou em duas oportunidades do Troféu Joan Gamper e perdeu ambas para o Barcelona. O clube espanhol mudou o formato e convidou apenas um clube a partir de 1997 e o Peixe foi o segundo clube chamado, em 1998, empatou por 2 a 2 e perdeu nos pênaltis. 15 anos depois, em 2013, o Santos voltou a enfrentar o Barcelona no torneio, mas perdeu por 8 a 0.

Chapecoense
Poucos meses após o trágico acidente que vitimou a maioria do elenco da Chapecoense, no fim de 2016, o Barcelona convidou o clube para disputar o Troféu Joan Gamper. O clube espanhol venceu por 5 a 0, mas a partida ficou marcada por várias homenagens às vítimas.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI1aWNrVW9QbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Leia mais:
Neymar, Romário e mais: relembre todos os artilheiros da Copa do Brasil