Home Fitness Saúde e fitness: 5 dicas para quem quer começar a malhar

Saúde e fitness: 5 dicas para quem quer começar a malhar

Quer começar a malhar? Veja nossas dicas para os iniciantes no mundo da musculação

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Trincar a barriga, aumentar os braços e engrossar as pernas; esses são objetivos de muita gente que começa a sua jornada no mundo da musculação. Porém, para chegar nos estágios mais avançados, é preciso começar da base, desconstruindo algumas ideias e aprendendo um pouco mais sobre o assunto. Por isso, nós separamos algumas dicas. Confira!

Tenha paciência

Em primeiro lugar, é fundamental dizer que os resultados na musculação não vêm da noite para o dia! Pelo contrário, é um esporte em que as respostas do corpo são construídas tarde após tarde, com muita determinação e foco. Portanto, se passar um mês e você não ganhar ou perder todos os centímetros que deseja, não desista! Entenda que com o tempo você irá se tornar mais experiente e potencializar os seus ganhos.

Não faça apenas pela estética

Mais do que qualquer outro esporte, a musculação tem o poder de tonificar o corpo. Reduzir medidas e ganhar volume muscular são alguns ‘bônus’ do esforço. Porém, eles não devem ser o único objetivo! Se você focar apenas em ganhar isso ou aquilo, não irá aproveitar os seus treinos, nem criar um gosto verdadeiro por malhar. Entenda o esporte como uma prática recorrente e integrante da sua rotina, não apenas um construtor do corpo.

PUBLICIDADE

Estude bastante

Você não precisa se tornar um especialista em nutrição e fisiologia esportiva, mas dá para estudar um pouquinho! Atualmente, há muita fonte de informação sobre treino e dieta, com canais no YouTube destinados a ensinar os conteúdos de maneira simples e descontraída. Ao aprender mais sobre os temas, você potencializa os seus resultados, aplicando o conhecimento no dia a dia na academia e em casa.

Peça ajuda sempre

As academias têm a obrigação legal de manter profissionais de educação física no interior do estabelecimento. Por mais que eles ajudem, muita gente tem vergonha de perguntar demais. Porém, é fundamental desconstruir isso! Tire todas as suas dúvidas com o professor, pergunte e peça auxílio na execução dos exercícios. Além de diminuir os riscos de lesão, você ainda pode aprender bastante.

Tire o tempo apenas para malhar

Chegar na academia e ficar no celular resolvendo coisas de trabalho não dá, né? Para aprender a gostar de fato do esporte, é fundamental tirar um tempo só para ele. Vá à academia, treine sem pausas e aproveite o momento do exercício! Dessa maneira, você consegue executar suas séries com a concentração suficiente para potencializar os resultados.

LEIA MAIS

Em casa: 7 exercícios para treinar os braços na quarentena

PUBLICIDADE