Home Futebol Título na Copa de 70 deu ao Brasil posse definitiva da taça Jules Rimet; relembre

Título na Copa de 70 deu ao Brasil posse definitiva da taça Jules Rimet; relembre

Seleção brasileira “sobrou” em terras mexicanas e até hoje é colocada como uma das melhores da história

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A Copa do Mundo do México em 1970 ficou eternizada na memória de muitos brasileiros. Campeão em 1958 e 1962, o Brasil voltou a conquistar o planeta bola sob comando de Pelé, e faturou a sonhada Taça Jules Rimet, que posteriormente sendo alvo de roubo e de uma sonora polêmica em nosso país. Em 1946, o troféu recebeu o nome do criador da competição, e a seleção que faturasse três títulos, ficaria com o objeto de forma definitiva.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Em 1970, Itália (1934 e 1938), Uruguai (1930 e 1950) e o Brasil chegaram com essa possibilidade de faturar a Jules Rimet de uma vez por todas, feito alcançado por uma “constelação” de craques do escrete canarinho: Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, Piazza e Carlos Alberto Torres.

Naquela ocasião, o time que até hoje é lembrado como um dos melhores do Brasil de todos os tempos, venceu todos os jogos das Eliminatórias e Copa do Mundo. Na primeira fase, o primeiro alvo foi a Tchecoslováquia, que acabou sendo goleada por 4 a 1. Posteriormente, Inglaterra e Romênia também caíram para a seleção verde-amarela. Nas quartas de final, o escrete canarinho superou o Peru, que na época era comandado pelo brasileiro Didi.

PUBLICIDADE

Já nas semis foi a hora de reeditar a final de 1950 e tentar a “vingança” contra os uruguaios, e assim foi feito. Vitória de 3 a 1 e passaporte carimbado para uma decisão do Mundial. A finalíssima frente aos italianos foi um verdadeira atropelo do Brasil. Com Pelé e Jairzinhos inspirados, o triunfo por 4 a 1 foi facilmente construído.

O Rei do futebol que disputaria sua última Copa do Mundo chegou ao centésimo gol com a camisa da seleção, enquanto Jairzinho conseguiu o feito de marcar em todos os jogos daquela edição do torneio.

LEIA MAIS: