Home Futebol Relembre os vencedores dos principais campeonatos em 2001

Relembre os vencedores dos principais campeonatos em 2001

Atlético Paranaense conseguia seu primeiro título nacional, enquanto o Grêmio se tornava o maior vencedor da Copa do Brasil

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

O ano de 2001, antecedente à Copa do Mundo, foi marcado por inúmeros gols nos campeonatos nacionais e Internacionais. Teve título inédito no Campeonato Brasileiro, Boca Juniors dominando a América, Grêmio desempatando com o Cruzeiro em relação à títulos da Copa do Brasil e muito mais. Relembre os vencedores dos principais campeonatos no ano de 2001.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPeGZZUkV1TyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

PUBLICIDADE

CAMPEONATO BRASILEIRO – ATHLETICO PARANAENSE

O Athletico Paranaense conquistou seu primeiro título nacional e tornou-se o décimo sétimo campeão em 43 edições do campeonato. Ainda no antigo mata-mata, o furacão passou pelo São Paulo na semifinal, ao vencer por 2-1. Nas quartas, eliminou o Fluminense ao vencer os cariocas por 3-2.

Na final, enfrentou o São Caetano. No primeiro jogo, goleou o time do ABC paulista por 4-2 , na Arena da Baixada. No segundo e decisivo jogo, voltou a vencer o adversário, desta vez por 1-0, no Anacleto Campanella.

COPA DO BRASIL – GRÊMIO

A edição da Copa do Brasil de 2001, foi a primeira a não contar com os clubes brasileiros classificados para a Libertadores. Grêmio e Corinthians foram os finalistas da edição. O jogo, inclusive, será reprisado nesta quarta-feira (22), a partir das 17h, no Globoesporte.com. 

O Grêmio era comandado por Tite e buscava seu quarto título da competição, tentado desempatar com o Cruzeiro. Enquanto o Corinthians, até aquele ano, tinha somente um título da Copa do Brasil, conquistado em 1995.  O time paulista, comandado por Vanderlei Luxemburgo no banco e por Marcelinho Carioca em campo, abriu dois gols de vantagem, mas viu o tricolor gaúcho empatar a partida.

PUBLICIDADE

No segundo e decisivo jogo no Morumbi, o Grêmio não tomou conhecimento dos paulistas e marcou 3 gols, com Marcelinho Paraíba, Zinho e Marinho. Ewerthon  marcou para o Corinthians. Final: Corinthians 1-3 Grêmio. Festa tricolor pelo Brasil com o quarto título dos gaúchos, se tornando, naquele ano, o maior vencedor da Copa do Brasil.

LIBERTADORES – BOCA JUNIORS

O Boca Juniors, que havia vencido a edição anterior da Libertadores, chegava a decisão novamente. Após eliminar o Palmeiras nas semifinais, o time argentino fez a decisão contra o Cruz Azul, do México. O time do craque Juan Román Riquelme venceu fora de casa por 1-0 e perdeu no La Bombonera pelo mesmo placar.

Nos pênaltis, o argentinos se deram melhor. Riquelme marcou uma das três penalidades convertidas pelo Boca, enquanto o Cruz Azul converteu apenas uma. Aquele era apenas o tricampeonato da Libertadores do Boca Juniors, que voltaria a ganhar a competição em 2003 e 2007, em cima do Santos e do Grêmio, respectivamente.

LIGA DOS CAMPEÕES 2000/2001 – BAYERN DE MUNIQUE

Na maior competição de clubes europeia, o Bayern de Munique voltava a conquistar a Europa após 25 anos na fila. Na final, contra o Valência, o jogo ficou empatado em 1-1. Na disputa de pênaltis, os alemães erraram duas penalidades, enquanto os espanhóis erraram três. O resultado ficou Bayern 5 x 4 Valência. A final foi jogada no estádio San Siro, na cidade de Milão, na Itália.

PUBLICIDADE

MUNDIAL/ COPA INTERCONTINENTAL – BAYERN DE MUNIQUE

Após conquistar a Europa, o Bayern de Munique tinha o desafio de vencer o Boca Juniors, campeão da Libertadores da América. A partida ficou no empate sem gols no tempo normal. Na prorrogação, o ganês Samuel Osei Kuffour marcou o gol da vitória que garantiu o título para o clube alemão.

OUTROS CAMPEONATOS

Mineiro – América Mineiro

Paulista – Corinthians

Carioca – Flamengo

PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho – Grêmio

Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense

Campeonato Baiano – Bahia

Campeonato Cearense – Fortaleza

PUBLICIDADE

Campeonato Pernambucano – Náutico

Copa do Nordeste – Bahia

Torneio Rio-São Paulo –  São Paulo

Copa Sul-Minas –  Cruzeiro

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Por onde andam os jogadores dos Santos de 2015

Por onde anda Renan Mota, atacante revelado pelo Santos que pediu música na live do Raça Negra

PUBLICIDADE

 

 

 

PUBLICIDADE