Home Futebol 41 anos de CBF: decreto da FIFA resultou em criação da confederação brasileira

41 anos de CBF: decreto da FIFA resultou em criação da confederação brasileira

Antiga CBD teve que ser desfeita para modernização e foco total do futebol em um único lugar que pudesse trabalhar em uma evolução do esporte

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A principal organização que coordena o futebol brasileiro, a CBF surgiu após um decreto da FIFA que em 1979 determinou que o esporte ganhasse um órgão individual para trabalhar com a modalidade no país. Com o objetivo de criar independência de outras modalidades, a entidade tem conseguido administrar o futebol brasileiro e modernizado com o avanço dos anos.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Antes da criação da CBF, quem organizava o futebol brasileiro era a CBD. A Confederação Brasileira de Desportos era responsável por organizar todos os esportes e competições que existiam no país até aquela data. Fundada em 1916, a entidade entrou para o quadro de países afiliados a FIFA sete anos depois e começou a participar de competições organizadas pelo órgão internacional.

Com a criação do decreto da FIFA que obrigava cada país afiliado em reunir a sua própria confederação exclusiva, a CBF foi criada para dar autonomia ao esporte e conseguir proporcionar um aumento de desempenho e uma expansão do futebol no âmbito nacional. Por isso, após 41 anos entre diversas mudanças estruturais, a confederação adotou um modelo de gestão considerada moderna e utilizada nos principais países do futebol mundial.

PUBLICIDADE

Atualmente, a CBF é responsável pela administração de campeonatos nacionais femininos e masculinos desde o sub-16 como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Outros importantes torneios geridos pela confederação são os regionais como a Copa do Nordeste e a Copa Verde e a adesão de torneio de e-sports como o E-Brasileirão.

LEIA MAIS:

Bolzan descarta completamente assumir cargo na CBF: “Meu negócio no futebol é o Grêmio, o resto é bobagem”

PUBLICIDADE

Dupla Ba-Vi são os maiores campeões da Copa do Nordeste; veja lista

Cannavaro revela que elenco italiano quebrou o troféu da Copa do Mundo de 2006