Home Futebol 5 duplas de zaga marcantes do futebol mundial

5 duplas de zaga marcantes do futebol mundial

Alguns defensores tiveram tanta sinergia que entraram para a história do futebol

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Várias duplas de zaga estão marcadas na história do futebol por seu entrosamento e pelo encontro que tinham em campo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja 5 duplas de zaga marcantes no futebol mundial:

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmWk1zc2M5TyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Franco Baresi e Alessandro Costacurta
Muitos colocam Baresi como o parceiro ideal de Maldini na defesa do Milan da década de 1990, mas seu grande companheiro foi Costacurta, que se aposentou com mais de 40 anos pelo clube italiano. Maldini, na época, era o lateral-esquerdo, ainda que tenha atuado em várias oportunidades como defensor na ausência de um ou outro.

Paolo Maldini e Alessandro Nesta
Já nos anos 2000, com mais idade e ainda muita técnica, Maldini foi para a zaga do Milan e encontrou em Nesta seu grande parceiro. Bicampeões da Liga dos Campeões, se completaram como Baresi e Costacurta na década de 90 e entraram para a história do clube.

Lilian Thuram e Fabio Cannavaro
Thuram ficou muito marcado como lateral na seleção francesa, mas foi como zagueiro seu grande brilho no futebol de clubes. Primeiro no Parma, ao lado de Cannavaro, comandou o sistema de defesa que tinha Buffon no gol. Depois, a dupla, ao lado do goleiro foi para a Juventus, e seguiram no comando do futebol italiano.

Gerard Piqué e Charles Puyol
Dupla mais recente da lista, Piqué e Puyol foram os escolhidos para comandarem a defesa no time de Pep Guardiola entre 2009 e 2011, quando Puyol começou a ter problemas físicos devido à idade. Os jogadores se completavam e foram os zagueiros na conquista da Copa do Mundo de 2010, pela Espanha, e responsáveis por jogarem Sergio Ramos para a lateral.

PUBLICIDADE

Nemanja Vidic e Rio Ferdinand
Talvez a maior zaga da história do futebol inglês, Vidic e Ferdinand dominaram o país por vários anos sob o comando de Alex Ferguson. Além de acumularem taças de Premier League, conquistaram ainda a Champions de 2007/08 sobre o rival Chelsea.

Leia mais:
Craques na defesa, ídolos do ataque e veterano em atividade: quem são os 13 italianos presentes no FIFA 100?